Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Google Desafia Governo Chinês



Costuma-se atribuir todo o atraso nacional aos políticos, esquecendo-se, muitas vezes, que esses políticos não caíram de Marte. Políticos nada mais são do que pessoas da Sociedade, eleitos por essa mesma Sociedade, para nos representar. É verdade que, depois de eleitos, esses mesmos políticos passam a agir em seu próprio interesse. Em vez de criar mais vagas de trabalho, simplesmente fornecem bolsas-esmolas. Em vez de melhorar o ensino fundamental, criam cotas racistas. Mas, convenhamos, essas medidas demagógicas e escravizantes só se tornam possíveis por que vão de encontro ao desejo de boa parte da população. Principalmente aquela que vive nos grotões do Norte e Nordeste de país.

Pouco se fala da responsabilidade que outros agentes da Sociedade têm. Os empresários, por exemplo. Vejam esta matéria da AFP falando sobre o Google. Volto em seguida:

Desafio do Google à censura na internet irrita a China

A "Grande Muralha" (trocadilho com 'the great firewall') da censura chinesa parecia manter-se intacta nesta terça-feira, apesar da decisão do Google de deixar de obedecer as regras do maior mercado mundial da internet, o que valeu críticas imediatas das autoridades comunistas.

 O gigante americano suspendeu na segunda-feira a censura que era imposta por ordem do governo da China às buscas neste país e anunciou que os usuários do site Google.cn (Google China) seriam redirecionados para o Google.com.hk, um servidor em Hong Kong.

 Para as autoridades chinesas, o Google quebrou sua "promessa escrita e se equivoca por completo ao deixar de censurar o motor de busca", indicou um funcinário encarregado da internet do Gabinete de Informação do Conselho do Estado.

 A China, no entanto, negou nesta terça-feira que a decisão do Google de desacatar a censura do país comunista possa ter impacto nas relações com os Estados Unidos, a menos que exista uma vontade de politizar o tema.

 "Não acredito que isto tenha influência nas relações China-EUA, a não ser que alguns queiram politizar o assunto", declarou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Qin Gang.

 Qin considerou a decisão do Google "um tema comercial particular" e reafirmou que a China administra a internet de acordo com suas próprias leis.

 O anúncio do Google aconteceu depois de dois meses de tensões provocadas pela revelação, por parte do gigante da informática, da existência de ataques cibernéticos coordenados contra as contas do Gmail de dissidintes chineses. A empresa advertiu que poderia tomar a decisão de abandonar o país.

 No entanto, o Google informou nesta terça-feira que a situação era normal na sede da companhia na China, enquanto se constatava um frenético debate on-line entre os defensores chineses da liberdade de expressão e os nacionalistas que denuncia a interferência externas.

 A decisão do Google parece não ter burlado até o momento a censura chinesa.

 O acesso na China a certos sites sensíveis, como os vinculados ao Tibete, permaneciam bloqueados nesta terça-feira.

 A busca por temas como "Falun Gong" e "4 de junho" - referências a um movimento religioso proibido e aos protestos por democracia de 1989 na Praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim -, realizadas no continente, resultavam na mensagem "O Internet Explorer não pode exibir esta página".

 Outros sites relacionados com temas sensíveis, como a Anistia Internacional, também estavam bloqueados e impossíveis de acessar em Pequim, apesar de serem direcionados para o servidor de Hong Kong.

 As mesmas buscas realizadas de computadores em Hong Kong no site Google.com.hk permitem ter acesso a essas páginas, o que sugere que a China consegue controlar a consulta de conteúdos dentro do continente.

 O diretor jurídico do Google, David Drummond, disse que a empresa esperava que a China respeitasse sua decisão.

 "Apesar de sabermos que, a qualquer momento, poderá bloquear o acesso a nossos serviços", afirmou, antes de acrescentar que a companhia acompanhará atentamente a situação.

 A Casa Branca indicou que está decepcionda com o fato do Google não chegar a um acordo com as autoridades chinesas e reiterou que o presidente Barack Obama está "comprometido com a liberdade na internet e se opõe à censura".

 "A relação entre os Estados Unidos e a China é suficientemente madura para suportar diferenças", afirmou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança Segurança, Mike Hammer, poucas horas antes da China anunciar que as próximas conversações estratégicas a alto nível com Washington acontecerão no final de maio.

 Esta negociação será o encontro de mais alto nível entre as duas partes desde que as relações se esfriaram no início do ano.

 Os litígios se acumulam: as vendas de armas americanas para Taiwan (a ilha nacionalista considerada pela China como uma de suas províncias), o valor do yuan, uma visita à Casa Branca do Dalai Lama (o líder do budismo tibetano, acusado de separatismo por Pequim) e a liberdade na internet.
 
 
Pois é! Essa é a Google. Se fosse uma empresa brasileira, agiria da mesma forma? Ou optaria por continuar lucrando, não se importando com a censura praticada pelo governo chinês? Vejam como age certa parcela de empresários brasileiros: em vez de travar uma verdadeira guerra de valores contra o Governo Lula, observam cinicamente o Brasil caminhando à uma espécie de Capitalismo de Estado. Enquanto sobram migalhas dos negócios com o Governo, para eles está tudo bem.
 
Quando, no Congresso Nacional, se discutia a entrada da Venezuela no Mercosul, em vez de empresários se mobilizarem para impedir que o Congresso brasileiro fosse conivente com o ditador Chaves, pelo contrário, os empresários fizeram pressão para que os políticos aceitassem Hugo Chaves sem qualquer restrição. E assim foi feito.
 
A Vale é um bom exemplo destes tempos. Após ser privatizada, e com isso gerar empregos, impostos, etc., ela bem que tentou fazer a defesa da liberdade de mercado. Sofreu pressão do Governo e hoje paga pau para jornalistas de serviços (aqueles que foram demitidos da Imprensa e hoje recebem da Lula News, Petrobras, Caixa, etc.) para poder viver em paz. Optou pela chantagem.
 
Basta ver o presidente da poderosa Fiesp, Paulo Scaf: em vez de defender a liberdade de expressão, liberdades democráticas, economia de mercado, o valente se filia no Partido Socialista Brasileiro, da base de apoio ao Lula. O presidente da Federação das Indústrias filiado ao Partido Socialista! Chamar um político americano de "socialista" é a pior ofensa que ele possa receber. Aqui até empresários pousam de "socialistas".
 
Não que eu esteja preocupado com o que Paulo Scaf esteja planejando. Não acho que ele esteja tramando uma revolução bolchevique. Mas, convenhamos novamente, presidente de federação de indústrias filiado a um partido socialista, só no Brasil. Ou na China.
 
A Google nos mostra claramente porque estamos longe, muito longe de ser um país desenvolvido. O Brasil vai passar da barbárie à decadência sem conhecer a civilização.
 
 
O Vampiro de Curitiba 

Caetano Vilela, o Cara (Atualizado em 20/03/2010)




                                       (Caetano Vilela)


Caetano Vilela (link ao lado), à frente da Cia. de Ópera Seca, participa do Festival de Teatro de Curitiba com a peça "Travesties", de Tom Stoppard. Publico parte do texto que Caetano escreveu em seu blog, onde vocês encontram mais detalhes sobre peça:

A importância de ser... "o cara"


"Acabo de chegar em Curitiba. Estréio finalmente "Travesties" de Tom Stoppard com a Cia. de Ópera Seca no Teatro Guairão nos dias 19 e 20 desta semana, se tiver tempo publico um pouco sobre os bastidores da montagem mas antecipo que toda a expectativa com a minha direção a frente da Cia. está começando a me deixar um pouco nervoso.

Nada que me assuste, mas a soma da ausência de Gerald Thomas (pra quem não é 'deste mundo' ele é o fundador da Cia. e eu a dirijo pela primeira vez) com a responsabilidade de dar vida ao texto de Mr. Stoppard e a minha 'volta' ao teatro após 12 anos dedicados a ópera tem ouriçado críticos, jornalistas e amigos.

A sensação é boa e o desafio me deixa ainda mais exigente. Um bom resumo destas expectativas entrou no ar ontem numa reportagem sobre a minha carreira publicada pela revista eletrônica "Stravaganza", editada pelo jornalista e crítico cultural Edgar Olímpio de Souza (com colaboração de Edmilson de Souza):

 
- "Ele tem tipo de roqueiro, mas sua atividade profissional passa longe de guitarras, baixos e baterias. O seu trabalho não atrai cabeludos trajando jeans desbotados, camisetas estampadas e tênis sujos, mas um tipo de público que sai de casa na estica para ir ao teatro e costuma acomodar-se em poltronas estofadas. Estamos falando de Caetano Vilela, nome em ascensão no segmento lírico brasileiro e já com algum reconhecimento no Exterior. Nos últimos anos ele é responsável pela iluminação de um punhado de óperas produzidas no Brasil e, mais recentemente, tem acumulado ainda a função de diretor desse sofisticado gênero artístico. "



(A atriz Fabiana Gugli como Cecily)


A leitora Liz enviou um link de um vídeo com o Caetano falando sobre a peça. Amanhã, após assitir a peça no teatro, comento sobre minhas impressões. 






Impressões do Vampiro de Curitiba sobre Travesties, dirigida por Caetano Vilela:

 Assisti a peça "Travesties", dirigida pelo Caetano Vilela e com a Cia. Ópera Seca, ontem à noite, no Guairão, no Festival de Teatro de Curitiba. Não conheço a peça original de Tom Stoppard, o que me impede de tecer comparações entre aquela e a atual, a versão dada pelo Caetano.

Destaco a excelente atuação dos atores da Cia. Ópera Seca, numa noite memorável, inesquecível. Percebe-se a liberdade que Caetano concedeu aos atores, o que possibilitou um show a parte por cada ator individualmente e uma perfeita sintonia e interação entre eles conjuntamente. Isto numa peça que exigiu muito, até fisicamente, do elenco. O cenário, simplesmente maravilhoso, ajudou a prender a atenção da platéia que assistiu hipnotizada por três horas, até o  final apoteótico da peça, com a platéia aplaudindo em pé. Parte técnica e figurino também impecáveis.

Caetano conseguiu deixar a peça divertida na medida certa, sem cair naquele deboche fácil, comum em muitas peças atuais. Com tiradas engraçadíssimas e ágeis, tornou-a atualíssima. A primeira parte, num ritmo alucinante, mostrou a excelente qualidade dos atores. O que poderíamos chamar de "intervalo", na verdade, foi uma atuação divertidíssima da atriz Fabi Gugli interagindo com os espectadores. A segunda parte, propositalmente num ritmo menos acelerado - creio que para destacar como a Arte perde quando tendo que servir a uma causa (avaliação minha, pois não conversei com Caetano a respeito) -  mostra um Lênin pateticamente perdido em seus devaneios.

Como ponto negativo me obrigo a observar que, por ser uma peça com duração muito longa, houve uma falta de coesão entre as cenas, tornando-as muitas vezes repititivas. Esse fato, aliado a uma falta de clareza na identificação dos personagens, tornou a apresentação um tanto cansativa em alguns momentos. Nada que venha a desmerecer o trabalho de Caetano, apenas creio que com o tempo o diretor Caetano Vilela consiga ter uma melhor visão do conjunto, do todo. O Guairão - com capacidade para 2.170 pessoas e apenas uns poucos lugares vagos nas laterais - aplaudiu em pé a estréia do Caetano, o que mostra que ele está no caminho certo.

Parabéns a todos!


O Vampiro de Curitiba


.

Smoke On The Water - A Volta

 E aí, voltou,  Vamp? Bem, estou aqui, não estou? Agora pra ficar? Não faço a mínima idéia! Embora tenha gente que sabe prever a temperatura do planeta para daqui trezentos anos, eu não sei nem se amanhã vai chover ou não - a previsão meteorológica sempre erra. Como saberei dizer o que acontecerá no futuro?

A pergunta que deve ser feita não é por que fechar o Blog. Mas por que mantê-lo aberto.  Fiquei sabendo que Luis Nassif recebe mais de R$ 1.200.000,00 por ano da Lula News. A filha de Ricardo Kotscho também recebe uma quantia significativa da TV do Franklin Martins - TV deles, paga por nós.  Eu? Eu sou livre! E tenho vocês, leitores críticos e inteligentes. De vez em quando tenho de aturar um ou outro idiota, mas nada comparado a ter de defender o Zé Dirceu ou torturadores cubanos.

Além da ascensão dos novos milionários da nova classe social, os “burgueses do capital alheio” (by Reinaldo Azevedo), outra notícia que teve destaque na Imprensa foi a trágica morte do cartunista Glauco.  Um seguidor de sua (do Glauco) igreja o matou, juntamente com seu (do Glauco, óbvio) filho. O religioso seguidor pensava ser Jesus Cristo, o “judeu aquele” (by Janer Cristaldo), e resolveu matar o mestre e cartunista. A igreja de Glauco é uma daquelas que têm como base a doutrina do Santo Daime. Usam a ayahuasca para entrar em sintonia com sei lá o quê. Outras, além da ayahuasca, utilizam-se também dos efeitos da maconha em seus rituais.

Conversava a respeito dessas religiões com meu amigo Carlão da Esquina. Carlão, conservador, afirmava que sua religião era bem diferente. Não utilizava ayahuasca. Apenas maconha. De vez em quando - me dizia Carlão, com olhos vermelhos - pinta a polícia, cobrando o dízimo. Mas ao menos nunca apareceu Jesus com um revólver querendo me matar... 







O Vampiro de Curitiba

Adeus!

Bem, como já havíamos conversado anteriormente, este blog estava para ser "fechado" já há algum tempo. Chegou, infelizmente, a hora.

Obrigado a todos vocês que compartilharam comigo alguns excelentes momentos!

Sem muito drama e sem muito o que dizer, me despeço de vocês com as mesmas palavras com as quais me despedi do Blog do Gerald Thomas, no IG:

"Sejamos de esquerda ou direita, conservadores ou liberais, ateus ou deístas, eu tenho uma convicção: não tem deus, não tem partido, não tem Estado que possa nos fazer felizes. Nós não somos rebanho, não existe o “coletivo”. Somos indivíduos! Nossa felicidade depende única e exclusivamente de cada um de nós. E nossa única obrigação nesta aventura na Terra é ser feliz.

Juízo! Nunca se esqueçam: só quem tem juízo sabe como é bom perdê-lo."


PS.: Eu sempre gostei de colocar, no final dos textos, algum vídeo com um som que eu tenha curtido. Este vídeo abaixo sempre esteve a espera de entrar no Blog, mas nunca houve uma oportunidade. Pra fechar com chave de ouro este blog, a melhor música da melhor banda de todos os tempos:



Beijos!


O Vampiro de Curitiba