Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Vencemos, o Poder é Nosso!

Sim, perdemos a eleição. O Brasil bem que tentou chegar à Civilização, mas o Nordeste e boa parte da Imprensa - que sempre tratou Lula e o PT como inimputáveis- seguraram, mais uma vez, nosso futuro.

Ainda assim vencemos!  Eles pensam que "continuam no poder", como se "o poder" fosse algo a ser tomado. Ou como se fosse um lugar a ser alcançado. Pensam que por estarem nos governos, nas faculdades, nos sindicatos, na Imprensa têm "poder". Eles leram algumas páginas de Marx e Gramsci, mas não sacam nada de Foucault! O poder não é algo que possa ser conquistado, simplesmente, ao se tomar o Estado. Não, não existe “um poder” que se conquista juntamente com aparelhos de Estado. Os poderes periféricos e moleculares se exercem em níveis variados e em pontos diferentes da rede social. Quem tem poder é quem cria valores. E os valores que estão sendo criados neste exato momento são os valores do Individualismo, da meritocracia, da liberdade de pensamento e expressão, enfim, tudo aquilo que eles mais abominam. Os inimputáveis não criam nada! A eles a História reserva somente o papel de vítimas. O Poder é nosso!

Sei que muita gente boa está neste momento um tanto desiludida por termos de enfrentar mais quatro anos de corrupção, de mentiras e de ressentimento. Deixemos eles com seus carguinhos públicos, e fiquemos nós com nossos valores, com nossa arte, com nossa cultura. Escolhi, só para os raros, um trecho de uma das obras mais belas escritas por um homem. Schopenhauer, no "O Mundo Como Vontade E Representação" (Die Welt Als Wille Und Vorstellung) escreveu estas palavras - aqui traduzidas do Alemão para o Português europeu:  

Suponhamos que nos seja permitido lançar um olhar claro sobre o domínio do possível, para além da cadeia das causas e dos efeitos: o gênio da terra surgiria e mostrar-nos-ia num quadro os indivíduos mais perfeitos, os iniciadores da humanidade, os heróis que o destino levou antes que a hora da ação tivesse soado para eles. - Depois far-nos-ia ver os grandes acontecimentos que teriam modificado a história do mundo, que teriam trazido épocas de luz e de civilização supremas, se o acaso mais cego, o incidente mais insignificante não as tivesse asfixiado à nascença. - Representar-nos-ia, enfim, as forças imponentes das grandes individualidades que teriam sido suficientes para fecundar toda uma série de séculos, mas que se perderam por erro ou por paixão, ou ainda que, sob a pressão da necessidade, se empregaram inutilmente em indignas e estéreis causas, ou ainda que se dissiparam por puro divertimento. Veríamos tudo isto e seria para nós um luto: choraríamos sobre os tesouros que os séculos perderam. Mas o espírito da terra responder-nos-ia com um sorriso: " a fonte donde emanam os indivíduos e as suas forças é inesgotável e infinita, tanto como o tempo e o espaço, visto que, como o tempo e o espaço eles são apenas o fenômeno e a representação da vontade. Nenhuma medida finita pode avaliar esta fonte infinita: do mesmo modo cada acontecimento, cada obra asfixiada em germe tem ainda e sempre a eternidade inteira para se reproduzir. Neste mundo dos fenômenos toda a perda abasoluta é impossível, assim como todo o ganho absoluto. Só a vontade existe: ela é a coisa-em-si, ela é a fonte de todos estes fenômenos. A consciência que ela toma de si mesma, a afirmação ou a negação que ela se decide a tirar daí, tal é o único fato em si."


O Vampiro de Curitiba

Manifesto de Artistas e Intelectuais + Ruth Rocha (atualizado)


Obs: Vejam o vídeo ao final do texto, depois da lista dos que assinaram o manifesto.

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS



"Votamos em Serra! Ele tem história. Serra está na origem de obras fundamentais nas áreas da Cultura, da Educação, da Saúde, da Infraestrutura, da Economia, da Assistência Social, da Proteção ao Trabalho.

 Apoiamos Serra, porque ele tem um passado de compromisso com a democracia, com a verdade e com o uso correto dos recursos públicos, dando bons exemplos de comportamento ético e moral, de respeito à vida e à dignidade das pessoas.

 Votamos em Serra, porque o País está, sim, diante de dois projetos: um reconhece a democracia como um valor universal e inegociável, que deve pautar o convívio entre as várias correntes de opinião existentes no Brasil; o outro transforma adversários em inimigos, conspira contra a liberdade e a democracia. Precisamos de um Presidente que nos una e reúna, não de quem nos divida.

 Apoiamos Serra, porque repudiamos o dirigismo cultural, a censura explícita ou velada, as patrulhas ideológicas, as restrições à liberdade de imprensa, o compadrio, o aparelhamento do Estado em todas as suas esferas e a truculência dos que se pretendem donos do Brasil. Estamos com Serra porque não aceitamos que um partido tome o lugar da sociedade.

 Votamos em Serra, porque o grande título da cidadania dos brasileiros é a Constituição, não a carteirinha de filiação a um partido. A democracia é fruto da dedicação e do trabalho de gerações de brasileiros, que lutaram e lutam cotidianamente para consolidá-la e aperfeiçoá-la. O país não tem donos. O Brasil é dos brasileiros.

 Apoiamos Serra, porque precisamos ampliar verdadeiramente as conquistas sociais, econômicas e culturais, sobretudo as que ocorreram no Brasil desde o Plano Real e que nos habilitam a ocupar um lugar de destaque no mundo. Estamos com Serra, porque as outras nações precisam ouvir o Brasil em defesa dos direitos humanos, da autodeterminação dos povos e da paz. O nosso lugar é ao lado das grandes democracias do mundo, não de braços dados com ditadores, a justificar tiranias.

 Votamos em Serra, porque ele pautou toda sua vida pública com coerência na luta pela justiça social e pela preservação dos valores universais da democracia e das liberdades individuais.

 Apoiamos Serra, porque é preciso, sim, comparar os candidatos e identificar quem está mais preparado para enfrentar os desafios que o Brasil tem pela frente, com autonomia, sem ser refém de grupos partidários ou econômicos. Homens e mulheres, em qualquer atividade, se dão a conhecer por sua obra, que é o testemunho de sua vida. A Presidência da República exige alguém com experiência e competência comprovadas. Não basta querer mudar o Brasil, é preciso saber mudar o Brasil. E a vida pública de Serra demonstra que ele sabe como fazer, sem escândalos e desvios éticos.

 Serra é a nossa escolha, porque queremos desfrutar, com coragem e confiança, da liberdade e da igualdade de direitos, como exercício de dignidade e consciência.. Vamos juntos eleger Serra para o bem do Brasil e dos brasileiros - sua maior riqueza!

 Por um Brasil de verdades e de bons exemplos.



Vote e peça votos para Serra Presidente 45!

*

Já assinaram o manifesto, entre outros (ver lista completa no site):

Affonso Romano de Sant’Anna

Arnaldo Jabor

Bolívar Lamounier

Carlos Vereza

Celso Lafer

Charles Gavin

Dominguinhos

Elza Berquó

Everardo Maciel

Fabio Magalhães

Fafá de Belém

Fernando Gabeira

Ferreira Gullar

Francisco Weffort

Giulia Gam

Glória Menezes

Guiomar Namo de Mello

Gustavo Franco

Hélio Bicudo

Ives Gandra Martins

João Batista de Andrade

José Gregori

Jose Pastore

Juca de Oliveira

Leiloca

Leôncio Martins Rodrigues

Luiz Alberto Py

Luiz Felipe d’Avila

Lya Luft

Maílson da Nóbrega

Maitê Proença

Malu Mader

Marcelo Madureira

Marco Aurélio Nogueira

Maria Teresa Sadek

Mário Chamie

Mauro Mendonça

Moacir Japiassu

Nana Caymmi

Paulinho Vilhena

Pedro Hertz

Pedro Malan e Catarina

Rosamaria Murtinho

Sandra de Sá

Sérgio Besserman

Sergio Bianchi

Sérgio Fausto

Simon Schwartzman

Stephan Nercessian

Tarcisio Meira

Tonia Carreiro

Tony Bellotto

Zelito Viana


O PT se julga não apenas o "protetor" do povo, ele se considera mesmo porta-voz das pessoas. O problema (para o partido) é que tem pessoas que preferem pensar com suas próprias cabeças. E falam com suas próprias bocas. É o caso de Ruth Rocha: 






O Vampiro de Curitiba

Na Caverna Com Platão

 Na obra A República, Platão, há quase 2.500 anos atrás, descreve o Mito da Caverna. Nesta alegoria o filósofo narra a vida de pessoas que nasceram dentro de uma caverna e têm como conhecimento do mundo externo apenas sombras que percebem do mundo real. Como não conhecem verdadeiramente o mundo, pois nunca o viram realmente, imaginam que as sombras distorcidas que vêem correspondem à realidade concreta. 

A América Latina é nossa imensa caverna platônica. Como só conhecemos miséria, corrupção e violência, imaginamos que o mundo inteiro seja desta mesma forma. Então surgem os "revolucionários" e "progressistas" que, por incrível que posssa nos parecer, em vez de pregarem a destruição das correntes que nos aprisionam à escuridão, esses idealistas do obscurantismo pregam "justiça social"  para os encarcerados. Continuamos dentro da maldita caverna, "socializando" nossas misérias. Em vez de nos fornecerem a luz, a vida na civilização, o futuro, líderes como Chavez e Lula querem nos presentear com museus de grandes novidades, rumo ao Socialismo (!). 

Depois de todas as pesquisas terem apontado uma vitória, já no primeiro turno, das forças das trevas, eis que vislumbramos uma luz, uma chance de, ao menos no Brasil, podermos sair de dentro de nossos medos e enfrentar o mundo real. José Serra tem chances reais de vencer as eleições, nem tudo está perdido.

O PT, apesar do medo que a Imprensa tem em expôr suas (do partido) contradições e, a bem da verdade, estar, também ela, quase que inteiramente cega pela escuridão, sofreu uma grande derrota eleitoral. O partido do grande guia Lula desapareceu dos grandes centros urbanos e sobrevive apenas nos grotões do Norte e Nordeste, ainda assim dividindo o poder com coronéis como Sarney, Collor e Renan Calheiros. No Sul e Sudeste cada vez mais pessoas se recusam a viver em cavernas; querem fazer parte da civilização.

O Partido dos Trabalhadores, apavorado com a possibilidade de perder seus carguinhos públicos e ter de aprender a trabalhar honestamente para sobreviver, resolveu reagir e conclamar seus antigos aliados, os artistas. Descobriu, então, que o tempo não pára: os únicos artistas que ainda apóiam o partido têm mais de 80 anos. Alguns chegaram ao encontro petista em cadeiras de rodas! 

Lula, tempos atrás, num delírio de lucidez, disse que só se permanece socialista após os 60 anos quem tem problemas mentais. Eu reduzo esta idade para 15 anos. Chico Buarque e Oscar Niemeyer nos mostram que Platão, há quase 2.500 anos atrás, é  quem estava certo: para quem vive numa caverna, as coisas só pioram com o tempo. Mas não, o tempo não pára!





O Vampiro de Curitiba

Borat Rousseff - Diogo Mainardi

 Do Diogo Mainardi, na revista Veja desta semana:

Borat Rousseff

“O pai de Dilma Rousseff nasceu em Gabrovo, na Bulgária. O vilarejo romeno de Glod está localizado ali perto. Foi em Glod que Sacha Baron Cohen filmou Borat”


Se Borat tem o potássio, Dilma Rousseff tem o pré-sal. Um é igual ao outro. Da mesma maneira que Dilma Rousseff louva nossas reservas de petróleo do pré-sal, Borat louva as reservas de potássio de seu país. Para estimular o sentimento nacionalista do eleitorado, Dilma Rousseff pode até tentar adaptar o hino de Borat:


O Brasil é um país glorioso!


É o exportador número um do pré-sal.


O resto da América do Sul tem um pré-sal inferior


O pai de Dilma Rousseff nasceu em Gabrovo, na Bulgária. O vilarejo romeno de Glod está localizado ali perto. Foi em Glod que Sacha Baron Cohen filmou Borat. Se o pai de Dilma Rousseff tivesse permanecido na Bulgária, a atual candidata a presidente do Brasil, com um tantinho de sorte, poderia ter sido uma das protagonistas do filme, exatamente como Spiridom Ciorebea.


Spiridom Ciorebea é um dos moradores de Glod. Sacha Baron Cohen escalou-o para o papel de Livamuka Sakonov, o aborteiro do vilarejo de Borat. Spiridom Ciorebea acabou processando os autores do filme. Assim como Dilma Rousseff, ele recusou-se a aceitar que o caracterizassem como um fautor do aborto. Assim como Dilma Rousseff, ele foi desmentido publicamente e perdeu o processo.


Borat é sempre acompanhado por Azamat Bagatov, seu produtor, que foi treinado no Ministério da Propaganda soviético. Dilma Rousseff é sempre acompanhada por José Eduardo Dutra, presidente do PT. Recentemente, José Eduardo Dutra disse que o debate sobre o aborto pertence à Idade Média. O que pertence à modernidade, para o PT, é a Casa Civil de Erenice Guerra e de seu filho Israel.


Israel? Borat, em sua viagem aos Estados Unidos, tenta comprar uma pistola para se proteger dos judeus. Impossibilitado de comprar uma pistola, resolve comprar um urso. O urso de Dilma Rousseff é Mahmoud Ahmadinejad, o ditador iraniano que prometeu resolver o problema dos judeus, riscando Israel do mapa.


Na hierarquia de Borat, Deus ocupa o primeiro lugar. Depois: o homem, o cavalo, o cachorro, a mulher, o rato e o inseto. Na hierarquia de Dilma Rousseff, Deus era um retardatário, mas durante a campanha eleitoral Ele foi empurrado rapidamente para a frente, ultrapassando até mesmo o inseto e o rato.


Borat abandona a mulher e os filhos em seu vilarejo e, depois de tentar raptar a playmate Pamela Anderson, arruma outra mulher nos Estados Unidos. Nesse ponto, seu caso é semelhante ao do pai de Dilma Rousseff. Quando saiu de Gabrovo, ele abandonou sua mulher, grávida de oito meses, e casou-se novamente no Brasil.


Dilma Rousseff conta com o apoio de Oscar Niemeyer, Chico Buarque e Fernando Morais. Borat, por sua vez, conta com o apoio de Urkin, o estuprador de seu vilarejo.


O Brasil é um país glorioso! Borat para presidente!


Por Diogo Mainardi

Igreja

Politicamente Incorreto - Danilo Gentili + Diogo Portugal (Atualizado)

Retornando de viagem, ainda me inteirando dos acontecimentos, das notícias...

Passei no excelente blog do Augusto Nunes - link aí ao lado direito - e roubei este trecho do show "Politicamente Incorreto", do Danilo Gentili. Divirtam-se:






Danilo Gentili representa a nova geração de brasileiros. Chega daquela bobagem de "rumo ao socialismo" que consumiu a vida de boa parte de uma geração. Esta nova geração vai fazer do Brasil um país decente, sem medos, sem preconceitos, sem ideologias.

Agora assistam Diogo Portugal (curitibano) respondendo à Patrulha Petista em seu próprio show:












O Vampiro de Curitiba

Blog do Vamp Dá Uma Pausa

Amigos, saio agora em viagem e retorno com o Blog somente na quarta-feira, dia 14/10. Ficarei desconectado de tudo neste meio tempo, numa pausa estratégica. Espero não morrer de saudades. Vamos ver...

Lembrem-se: Juízo! Só quem tem juízo, sabe como é bom perdê-lo.

Vou, mas deixo vocês em ótima companhia. Aumentem o som,  é Pixies:






O Vampiro de Curitiba

Vargas Llosa Ganha Nobel de Literatura

Vargas Llosa é o primeiro sul-americano a ganhar o prêmio desde o colombiano Gabriel Garcia Márquez, agraciado com o prêmio em 1982.


Da BBC Brasil:

A Academia Sueca em Estocolmo concedeu nesta quinta-feira o prêmio Nobel de literatura de 2010 ao escritor peruano Mario Vargas Llosa.

De acordo com a academia, Vargas Llosa foi premiado por sua “cartografia das estruturas de poder” e “vigorosas imagens de resistência individual, revolta e derrota”.

 O escritor de 74 anos escreveu mais de 30 romances, peças e ensaios. Vargas Llosa é o primeiro sul-americano a ganhar o prêmio desde o colombiano Gabriel Garcia Márquez, agraciado com o prêmio em 1982.

 Nos seis anos anteriores, a Academia Sueca deu o prêmio de quase US$ 1,5 milhão para cinco europeus e um turco e foi acusada de ser muito focada nas obras literárias europeias.

 Peter Englund, secretário da Academia Sueca, afirmou que Vargas Llosa é “um contador de histórias com dom divino”, cuja obra toca o leitor.

De acordo com Englund, o escritor peruano está morando em Nova York, onde dá aulas na Universidade de Princeton, e recebeu a notícia do prêmio por telefone.

“Ele ficou muito, muito emocionado”, afirmou.


Política e literatura


Nascido na cidade de Arequipa em 28 de março de 1936, Vargas Llosa foi comunista na juventude e hoje é um notório defensor do neo-liberalismo.

 Em 1990, ele disputou as eleições presidenciais do Peru como candidato de uma coalizão de partidos de centro-direita frente democrática, mas foi derrotado, no segundo turno, por Alberto Fujimori.

Em 1995, o escritor ganhou o prêmio Cervantes, a mais importante honra literária entre os países de idioma espanhol.

Vargas Llosa passou a infância na Bolívia e voltou para o Peru apenas em 1945, onde se formou em letras e direito. A primeira obra de Llosa, o livro de contos Os Chefes, de 1959, conquistou o prêmio Leopoldo Arias.

Mas o reconhecimento internacional viria apenas em 1963, com o romance A Cidade e os Cachorros, no qual o escritor usou suas experiências em uma academia militar. O livro foi considerado polêmico no Peru e mil cópias foram queimadas em público por oficiais do Exército.

Entre as obras mais conhecidas de Vargas Llosa estão Conversas na Catedral, de 1969, Tia Júlia e o Escrivinhador, de 1977, A Guerra do Fim do Mundo, de 1981, e, mais recentemente, A Festa do Bode, de 2000.

 Seu romance mais recente foi publicado em 2006, Travessuras da Menina Má.

Mais Fortes São Os Poderes Do Povo!

Acompanhei durate todo o dia e grande parte da noite as noticias sobre o resultado das eleições. No sábado, vésperas das eleições, fui dormir com Dilma eleita no primeiro turno com 55% dos votos válidos, segundo as pesquisas. Beto Richa, candidato a Governador pelo Paraná, perderia no primeiro turno numa campanha fracassada.

Hoje, com os votos apurados, Serra está no segundo turno. Beto Richa, lutando contra a máquina federal, contra a máquina estadual, contra todas as pesquisas, contra a Globo e contra parte de seu próprio partido, o PSDB, venceu as eleições no primeiro tuurno, numa votação histórica.

Toda a Imprensa paranaense, vendida ou ao Governo Estadual ou ao Governo Federal, criticou agressivamente o candidato do PSDB porque sua coligação entrou na justiça para barrar pesquisas claramente fraudadas. O TRE, por unanimidade de seus membros, deu razão ao PSDB e impediu a divulgação de todas as pesquisas.

Mas estavam todas as pesquisas erradas? E o Ibope? E o Datafolha? TODAS as pesquisas estavam erradas. Inclusive as de boca de urna!

Eu falo do Paraná porque acompanhei de perto, mas me parece que esses "erros" das pesquisas eleitorais se deram em todo o Brasil. Pergunto: Beto Richa estava errado ao pedir a não divulgação dessa farsa? Errado estaria se ficasse quieto, com medo de comprar briga com os institutos. Fez o que toda pessoa honesta deveria ter feito. E o povo paranaense reconheceu isso e deu um pé na bunda de pesquisas, da Imprensa, dos governos e elegeu quem ele quis, soberanamente.

No Paraná a disputa presidencial ficou assim: Serra 43,9%, Dilma 38,9% e Marina 15,9 %. Isso no Paraná todo. Na capital Curitiba a vantagem de Serra deve ter sido bem maior.

Agora vamos para o segundo turno na eleição para Presidente da República. Serra, com o apoio dos governos de São Paulo, Minas, Paraná, Santa Catarina e demais estados vencidos pela Oposição, além do possivel apoio de Marina Silva, que eu acho que deveria ser a nova vice de Serra, começa uma nova história. Agora a Imprensa e os institutos de pesquisas terão de pensar melhor antes de querer enganar novamente o eleitor. MAIS FORTES SÃO OS PODERES DO POVO!


O Vampiro de Curitiba

Mainardi: Agora, Mozart!

Texto de Diogo Mainardi que estará na revista Veja desta  semana:



Agora, Mozart!


“Entre Lula e o vaso sanitário da Toto, interesso-me muito mais pelo vaso sanitário da Toto. Se o maior mérito de Lula foi ter evitado mexer na economia, posso garantir que o vaso sanitário da Toto teria mexido ainda menos”

Demi Moore tem um Toto. Brad Pitt tem um Toto. Madonna tem um Toto. Leonardo DiCaprio tem um Toto. Nesta semana, imitei-os e também encomendei um Toto.

O que é Toto? Toto é um vaso sanitário. Mais exatamente: Toto é uma marca japonesa de vasos sanitários. O modelo que encomendei foi o Neorest 550. Uma reportagem da revista Barron’s apelidou-o de “Maserati do encanamento”. Para mim, foi a reportagem do ano.

O Neorest 550 tem a tampa aquecida. Segundo a Barron’s, Whoopi Goldberg, que mandou instalar vasos sanitários da Toto em seus seis banheiros, aprecia particularmente essa característica. A tampa sobe e desce automaticamente. E se higieniza depois de cada uso. Para abafar os sons provenientes do banheiro, o Neorest 550 toca Mozart. Enquanto isso, um catalisador se encarrega de eliminar os odores mais repulsivos.

O motivo que me levou a encomendar o Neorest 550, porém, foi outro. Ele possui um mecanismo interno que, acionado por con-trole remoto, funciona como um bidê, borrifando água morna do centro, da parte dianteira e da parte traseira. Em seguida, um jato de ar quente enxuga a área umedecida. Tito, meu menino mais ve-lho, tem uma série de impedimentos motores, mas faz quase tudo sozinho, exceto ir ao banheiro. Com o Toto, Tito poderá superar também essa barreira.

Nos últimos oito anos, publiquei um monte de artigos sobre Lula. A partir deste domingo, com a escolha de um novo presidente, ele ficará para trás. Nunca mais terei de citar seu nome. Nunca mais precisarei saber o que ele diz. Poderei me dedicar a temas menos passageiros, como o vaso sanitário da Toto.

Pessoalmente, meu interesse por Lula sempre foi nulo. Em 2002, quando foi eleito pela primeira vez, eu o via como um gordinho oportunista. Agora, em 2010, depois de dois mandatos sucessivos, continuo a vê-lo da mesma maneira: como um gordinho oportunista. Entre Lula e o vaso sanitário da Toto, interesso-me muito mais pelo vaso sanitário da Toto. Se o maior mérito de Lula, reconhecido por todos, foi ter evitado mexer na economia, posso garantir que o vaso sanitário da Toto, em seu lugar, teria mexido ainda menos. E teria tocado Mozart para abafar os sons provenientes do PT.

Mas, assim como Lula aparelhou a Anac, ele aparelhou também, por longo tempo, minha coluna. Semanalmente, ao abrir a gaveta de minha escrivaninha, eu me surpreendia com o que encontrava e dizia: “Caraca, mais um aparentado de Erenice Guerra está escondido aqui dentro!”. E, em vez de escrever sobre o vaso sanitário da Toto, acabava escrevendo outro artigo sobre Lula.

Neste domingo, Lula tentará eleger uma aparentada de Erenice Guerra como sua sucessora. Será seu ato final. Depois disso, acabou. Escrevo seu nome pela última vez em minha vida: Lula. E agora? Agora, Mozart!







Por Diogo Mainardi
 

Os Incomuns. Ou: A Revolução dos Bichos

Texto originalmente publicado em 24/06/2009, no Blog do Gerald.

24/06/2009 - 07:13

Os Incomuns. Ou: A Revolução dos Bichos

 

Texto de O Vampiro de Curitiba

(Lula e seus aliados)

“O Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum.”

“Eu não conheço ninguém, a não ser a oposição, que tenha discordado da eleição do Irã. Não tem número, não tem prova. Por enquanto, é apenas, sabe, uma coisa entre flamenguistas e vascaínos.” (Lula, o Cândido de Garanhuns, defendendo seus aliados)


Os Lobos da Estepe

Antes de abordar o tema propriamente dito, algumas considerações: Os textos por mim escritos são de minha inteira responsabilidade. O Gerald só tem conhecimento destes textos após a publicação dos mesmos. Que fique bem claro: as opiniões expressas por mim não refletem a concordância de mais ninguém, nem a do Gerald e nem a do IG.

É que pra muita gente acostumada com os blogs chapas-brancas pode parecer estranho haver discordâncias num mesmo blog. Eles estão acostumados com o pensamento único, com o instinto de manada. Aqui, no mundo livre, isso não existe. Ninguém pede autorização ao Ministro da Propaganda Lulista nem passa no Diretório do PT antes de escrever um post. Cada um é cada um. Com os leitores do blog se dá o mesmo. Somos livres. Somos indivíduos, não rebanho. Particularmente, não freqüento reuniões, tenho verdadeiro pavor de aglomerações, tenho fobia de “classes”, “grupos”, da “massa”. O síndico do meu edifício não me conhece… Somos, enfim, lobos da estepe, andamos sós, quando muito aos pares, cada qual com sua fêmea..


Os Porcos

Já falamos de nós, agora vamos a eles. Chega de lobos, falemos de porcos. George Orwell, mais que qualquer político, mais que qualquer filósofo ou sociólogo, foi quem melhor traduziu o pensamento de esquerda e nos mostrou como surgem as ditaduras e como os porcos tratam os demais animais após tomarem o poder. Animal Farm, traduzido para o Português como A Revolução dos Bichos (45), e 1984 (48) são verdadeiras obras de artes do pensamento livre. Pensávamos que nos referíamos a estes livros como sendo parte de um passado já distante. Depois da queda do Muro de Berlim não haveria mais lugar para esse debate. No entanto, percebemos que aqueles que se dizem “progressistas” ainda sonham com aquele passado, com 1917, para ser mais exato. Chaves e Ahmadinejad, entre outros, nos oferecem "museus de grandes novidades" (by Cazuza).

“Ah, Vamp, dessa vez você exagerou, não existe alguém tão reacionário assim.” É mesmo? E aquele bando de vagabundos que invadiu a USP, queria o quê? Qualidade de ensino? Professores mais qualificados? Não, eles querem lutar contra o “Imperialismo Ianque”. Ainda por cima não gostaram quando a PM cumpriu uma ordem judicial que permitiria àqueles que querem estudar o sagrado direito de ir e vir. Polícia “democrática” para eles é aquela do Irã, aquela mesma que cortou o pescoço da estudante Neda Agha-Soltan, uma estudante de filosofia que ousou exigir liberdade nas eleições daquele país.

Lula, ao escolher seus aliados, revela a sua verdadeira face. E, ao defendê-los, não quis dizer exatamente que devemos poupá-los por não serem comuns. O que ele realmente quer dizer é que “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros.” (George Orwell)

O que eles querem? Querem transformar o mundo inteiro em uma imensa Teerã? Num imenso Maranhão? Caracas!

O fato, amigo leitor, é que porcos não caem do céu, não vieram de Marte. Foram eleitos por você! Onde você estava com sua mente quando os elegeu?

Where is my mind (Pixies e Placebo)





O Vampiro de Curititiba