Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

O Retrato do Poder

Este texto foi publicado originariamente no Blog do Gerald (2009).

DESVENDADO O SEGREDO DO SUCESSO DO PRESIDENTE LULA


(Lula 2002)



Existe alguma outra frase que possa expressar com tamanha clareza a natureza do nosso sistema político? Desse covil que ainda tem o poder de nos surpreender, de nos indignar? José Sarney, presidente do Senado, tenta nos fazer esquecer seus antigos pecados utilizando-se, para isso, e a cada dia, pecados novos. Quando estamos nos esquecendo das proezas de algum de seus filhos, aparece sua neta para nos lembrar que ainda estamos muito distantes da idéia de sermos um país sério.

O país acostumou-se a viver num eterno escândalo. Políticos são vistos pela sociedade como seres desprezíveis, desnecessários mesmo. Todos eles. De qualquer partido. Menos um! Sim, um deles resiste bravamente. Justamente o principal político do Brasil: seu presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Lula será analisado pela História como o político que mais traiu seus eleitores, mais frustrou as esperanças de seu povo. No entanto, no presente, sai imune a todos estes escândalos e alcança altos índices de aprovação. Qual seu segredo?



Da mesma maneira com que Basil Hallward pintou o retrato de Dorian Gray, no romance de Oscar Wilde, Lula foi pintado pela Imprensa, na realidade brasileira. Lula e seu PT surgiram como o novo, os donos absolutos da verdade, da ética, da pureza. Ele estava acima de qualquer análise, de qualquer crítica. Não era como um de nós, que trazemos em nosso interior tanto o Céu como o Inferno. Lula era o oprimido que assumiria o poder e transformaria a política nacional. Como faria isso? Não importava. Ele representava a beleza do sonho em que o operário chega ao poder. E, como sabemos, a beleza não necessita de explicações.


Como Dorian Gray percebeu que seus excessos e seus vícios não afetavam sua aparência – pois se mantinha sempre belo, enquanto era seu retrato que adquiria as imperfeições resultantes de noites sem dormir, de bebedeiras, de toda sorte de perversões – seguiu sua vida certo de que assim seria eternamente. O mesmo ocorre com Lula: como todos os escândalos de corrupção, de “mensalão”, de caixa-dois que marcaram seu governo não afetavam sua popularidade, Lula sentiu-se livre para todo tipo de “acordo” com todo e qualquer tipo de gente. Hoje vemos nosso operário-presidente abraçado ora com Ahmadinejad, ora com Collor, ora com Sarney, com Renan Calheiros…


Não há limites para Lula, como não houve para Dorian Gray. O retrato para Dorian, assim como a Imprensa para Lula, impede que a cada pecado cometido haja em seguida o respectivo castigo. E no castigo há a purificação. Como não há castigo, Lula segue em sua trajetória de autodestruição.


Mas, então, qual a verdadeira face de Lula? Quem representa a imagem do retrato que envelhece e se deteriora?



Enquanto oposição, os feios e estúpidos do PT eram imbatíveis. Não queriam nem saber. Na dúvida, detonavam qualquer figura política que não lhes fosse simpática. E hoje, no governo, o que faz o PT?

É o Partido dos Trabalhadores quem sofre os desgastes das depravações ideológicas de Lula. Na verdade, Lula já destruiu o PT. Olhem nas fisionomias do Mercadante, do Suplicy, daqueles que abandonaram o partido fundando o PSOL ou seguindo para o PSTU. São seres apáticos, envergonhados, constrangidos. Olhem a UNE, transformada em chapa-branca. Olhem os sindicatos, hoje bajuladores e dependentes do governo. Lula não acabou apenas com o PT, acabou com toda a esquerda, de maneira geral.


Pois é! Assim como um artista, a Imprensa tem o poder de fabricar seus ídolos. Criaram um Lula acima do Bem e do Mal. Lula tem hoje o poder de salvar ou destruir a reputação de quem quer que seja. No passado destruiu a reputação de muitos. No presente salva políticos que mereceriam estar nas páginas policiais, não nas de Política. Mas será que salva mesmo? Será que Sarney, por exemplo, está sendo salvo? Ou Sarney terá o mesmo destino do PT?


O Partido dos Trabalhadores é o verdadeiro retrato do Lula. O PT ficou a cara do Sarney! E o Brasil ficou a cara do Maranhão!


E a imprensa?



Basil Hallward, apesar de considerar o retrato de Dorian Gray sua mais bela obra, nunca o expôs. Dizia que o retrato tinha muito de si mesmo. Lula, esse semideus criado pela Imprensa, também tem muito dela. Cuidado, B(r)asil! Dorian vai lhe enfiar uma faca na cabeça!


(Lula 2009)







O Vampiro de Curitiba

19 comentários:

Será possível não olhar esse retrato?
Não! Terei que olhá-lo para que eu possa enxergar o meu tamanho, ter a noção de partícula,
o processo no qual me transformo em algo escorrido, escondido, trancado, não sei qual a razão destas asas?
Brasil, meu país decantado, o ópio que desfigura a ética, e a indignação. Deus me perdoe, mas quando sentíamos fome, tinhamos mais sede.
Quase todos posamos para fotos, inanimadas, a espera do próximo prato, do cartão, da brisa, do descanso eterno, onde a vida se estende a morte, e o suspiro desaparece. Gente viva, gente morta, gente pobre.

 

ISSO FOI A COISA MAIS GENIAL QUE EU LI NOS ÚLTIMOS TEMPOS, SENÃO DE TODOS OS TEMPOS!

PARABÉNS!

 

A campanha do candidato José Serra entra na fase do "sapatinho", nada de auê, nada de ruídos, os ventos estão favoráveis, segundo turno pintando.
Eu me sinto forte, todo país tem a sua Bastilha para derrubar, a nossa, creio, é a capacidade de promover o segundo turno, o indissociável lamento dos abutres que tentam transformar a democracia brasileira em um corpo morto, carniça, algo bem norte coreano.
Aves de rapinas, meu país precisa de horizontes.

 

legal, criticar lula. mas tambem deverir criticar serra e todos os oposiocionistas. Mensalão do DEM, ETC.

 

Vamos pro segundo turno, Tene!

 

Podem até ir para o segundo turno.
Contudo a nossa vitória é certa.
VIVA DILMA
VIVA LULA e VIVA O ZÉ DIRCEU.

Teremos nosso Trio mais oito anos.
SALVE O PT.

 

Não adianta criticar.

VOTE e se conforme.

SAIBA PERDER.

 

Vamp, este post continua tão maravilhoso quanto quando li na primeira vez!!!!
GENIAL!!!!!!!!!!!!!

 

Zé Dirceu?
Isso faz me lembrar que Celso Daniel AINDA não descansa em paz.

 

Obrigado, Sandra!
Como estou numa correria do cão, não estou conseguindo escrever nada, por isso a repetição de alguns posts antigos. Também acho que tem leitores novos que ainda não haviam lido.
Essa questâo do Celso Daniel é a mais importante, mais trágica, mais emblemática de todas, mas ninguém está disposto a falar nela, nem o PT, nem a policia paulista e muito menos a federal. Isso terá de ser levantado com todo rigor, mais cedo ou mais tarde.

 

Profecia da vidente Neila Alckmin...
"A filha distante de vermelho e sem amor pela nossa terra se elegerá graças aos votos de Minas Gerais. Tomará posse usando vermelho, mesmo diante da enorme tragédia que acontecerá pouco antes no Brasil, ofendendo aqueles que prezam o luto. Haverá apenas um lenço branco. Um governo triste e sombrio, porem breve, se iniciará sob o signo da tragédia das pedras. Governará ate o dia da grande festa dos soldados, de onde sairá para o hospital. A doença invisível que lhe corrói as entranhas mostrará sua força como nunca antes visto. Lutará e receberá medicação dos americanos que despreza. Sua agonia será forte e intensa. O Turco Branco tentará inutilmente se mostrar contrito e respeitoso, mas conspirará na grande casa branca perto do lago, ajudado pelo homem dos cabelos negros que foi falso amigo de Tancredo. Serão dias e noites de traição e disputas espúrias e de agonia no grande hospital dos patrícios. O Brasil sofrerá com os conchavos e a incerteza. Virão dias de medo e ameaças. Nunca foi amada e o povo acompanhará sua agonia distante. Não terá povo no seu funeral próximo ao carnaval."
Recebí isto de um amigo que já se consultou com essa senhora há alguns anos atrás. Podem rir de mim, mas que fiquei meio impressionado, fiquei...E tem algumas coisas que não consegui decifrar:
- O Turco Branco será Michel Temer (vice)? Zé Dirceu?
- A grande casa branca perto do lago = Palácio do Planalto
- Grande hospital dos patrícios = fácil, o Sirio e Libanês em SP
- tragédia das pedras = ?! Já tou com medo...
- E pelo amor de Deus, quem seria esse homem de cabelos negros que foi falso amigo de Tancredo?! (Sarney????)

 

Olá pessoal!

Também me lembro desse post.

Muito bom, e bem engenhoso.

Quanto ao Celso Daniel, vai ser difícil, a menos que aceitem depoimentos de testemunhas através de médiuns.
Aqui em Campinas ainda temos o caso Toninho.

...o que acho engraçado, é a "quietude" do PT.

Não era para eles estarem "berrando" aos "cinco ventos"?????

Robson

 

É será no dia do SOLDADO, 25 DE AGOSTO.
Aí o pt será encerrado pelos próximos 50 anos.

 

Ou será dia 19 de Abril??????????????

 

Fantástico.

 

o lulismo petismo é causa dos problemas e não solução....a cartilha do PT prega isso e com grande ajuda da imprensa.

 

O retrato está podre. Vamos ter que tacar fogo!

 

"O totalitarismo não existe sem o servilismo que vai sendo construído paulatinamente no processo de consolidação do poder. Aqui cabe a observação de Nietzsche para quem o Estado tem uma impressionante capacidade de atrair homens supérfluos".
http://carlosupozzobon.blogspot.com/2011/12/as-origens-do-totalitarismo.html

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.