Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Strindberg Sob Uma Perspectiva Nietzscheana

(A Ilha dos Mortos - Arnold Boecklin)


Kant nos ensinou que percebemos do mundo apenas o seu fenômeno, enquanto a coisa-em-si, aquilo que é a essência de tudo o que existe, nos é totalmente desconhecida. Vivemos, portanto, num mundo de representações, percebendo da coisa-em-si apenas aquilo que nossos sentidos nos permitem perceber. Quando descobrimos que não temos conhecimento do mundo "real" - o da coisa-em-si - , mas apenas dos fenômenos, passamos a não ter mais certeza alguma sobre nossas vidas, já que nós mesmos somos, também, Coisa-em-si e Fenômeno. Ghost Sonata, de Strindberg, nos mostra de forma radical esse mundo em que nada do que vemos é realmente aquilo que pensamos ver. Realidade e fantasia se misturam o tempo todo. É o Teatro Onírico. A vida aprendida como sonho. O Teatro aprendido como sonho de um sonho. O sonho é a própria vida. Ora a enxergamos como coisa-em-si, ora como fenômeno. Acabamos, assim, não mais diferenciando realidade de sonho.

Schopenhauer, influenciado pela cultura oriental, principalmente pelo Budismo, transforma radicalmente o pensamento Ocidental ao afirmar que sim!, podemos tirar de nossos olhos o Véu de Maya dos fenômenos e ter conhecimento da coisa-em-si Kantiana. Para ele o mundo é Vontade e Representação. Vontade é a coisa-em-si; Representação é o fenômeno. Nós também somos Vontade e Representação: nossos dentes, nosso esôfago e o canal intestinal, por exemplo, nada mais são do que a fome objetivada. E assim em toda a Natureza. Como os budistas, Schopenhauer considerava que o mundo físico em que vivemos é dor e sofrimento, já que satisfeito um prazer outros surgirão infinitamente. Acreditava que a única forma de o homem se libertar do sofrimento na Terra seria negando a Vontade. Strindberg, não por acaso, considerava a Sonata Fantasma como "um drama Budista". Todos os personagens só terão a redenção após serem purificados pela dor e pelo sofrimento. E só a morte os libertará de seus grilhões.

Nietzsche percebeu que Schopenhauer havia vislumbrado nada mais, nada menos do que o funcionamento do Universo inteiro -antes de Schopenhauer, apenas Spinoza havia tido este despertar. E percebeu também que mesmo o brilhante Schopenhauer estava preso em moralismos e valores que o impediam de dar o passo seguinte. Nietzsche deu este passo: o homem deve não negar a Vontade, mas afirmá-la! Nietzsche destruiu assim todo o pensamento Ocidental, o Cristianismo, o Budismo, todas as religiões e o próprio Deus.

Strindberg chegou a trocar cartas com Nietzsche, mas, pelo que parece, também ele estava amarrado ao Cristianismo e ao Budismo a ponto de não perceber o Super-homem que surgia. Entretanto, foi influenciado por Nietzsche na questão de analisar a relação entre pessoas como sendo uma relação de poder. Na Sonata Fantasma isso é evidente: pessoas se tornam escravas umas das outras sem sequer saberem os reais motivos desta escravidão. A relação entre pessoas é de tal forma difícil, agressiva que o próprio Strindberg se torna praticamente um misógeno. Homens e mulheres são verdadeiros inimigos. A familia é a origem de todo mal. Os personagens são presos ao passado, presos em relações interpessoais que os impossibilitam de qualquer vida. A vida, aliás, é própria morte na Terra.

A Sonata dos Fantasmas é isto: vivos convivendo com mortos; realidade convivendo com fantasia. Pouco importa quem são os personagens, importa o que eles representam em relação aos outros. Uns existem somente em função de outros. Não há um protagonista, não há um foco central, não há definição de tempo ou espaço. O que agora é, logo se torna seu oposto. A jovem bela é hoje velha, feia e louca. O bom e honesto homem é na verdade um canalha. A vida é morte. O sonho é a própria vida. O Teatro é o sonho do sonho.


 O Vampiro de Curitiba


13 comentários:

Isso me soa familiar....Hmmmm, nso sei porque (rs).
Ghost Sonata. Sejamos francos. O Vamp esta me ajudando no estudo e na dramaturgia do novo projeto que tenho com o John Paul Jones.

Como vcs veem (leem) aqui esta uma mega estrutura e....precisa de alguem como o Vamp pra ergue-la ou alguem como eu pra destrui-la
LOVE
G

 

Gerald, ainda vamos conversar muito sobre essa Sonata Fantasma.
Obrigado pelo comentário,é uma honra!
Abraço!

 

Uma sugestão de leitura nietzschiana:

O livro de Rui Mayer, Letras Canibais - um escrito de crítica ao humanismo em educação, está escrito de forma clara, fluida e elegante. Acima de tudo, tem verve. Tem como um de seus objetivos, nietzschenamente, mostrar os pés de barro daquele que é, certamente, o maior ídolo da educação brasileira: Paulo Freire. Quem ousaria querer tirá-lo do seu pedestal? Críticas a ele, já vimos várias e certamente veremos ainda muitas outras. Mas, derrubá-lo de sua confição de ídolo, quem ousaria.

 

SUPER POST, VAMP!!!!!!!!!!!!!!

 

Obrigado, Sandrinha e Lucio!

 

O momento inadequado das ilusões, provoca grosseiramente o "nada". Precisamos regredir para que possamos nos procurar. Vivemos saturados de "realidades" paradoxalmente alimentadas por um mundo virtual, o escape é sutil, o túnel escuro e estreito, nenhuma ilusão, nenhum sonho.
Não sei, mas talvez o Superhomem que Nietzsche percebeu ou concebeu fosse a descoberta de uma tendência, a dos silenciosos andróides dotados de alguma tristeza, de alguma alegria, mas completamente sem ilusões, redundante?
Quando olho alguèm nesse mar morto não noto a minha existência nem percebo a sua.A vontade aniquilou com os meus interesses, tornei-me um simples e tedioso andróide, que teve a sorte de não ter nascido na Líbia e nem Realengo.
Olá Vamp.

 

Salve, Tene Cheba!
Saudades, cara! Você fez muita falta.
Muito bom te ver aqui. Você foi meu presente de Páscoa!
Falando nisso, Feliz Páscoa a todos!

 

Vamp
Saudades !!!
Post muito bom !!!
Olha estou lendo ' NADA PROVA NADA' livro do Gerald Thomas .
POSTs / textos dos blogs do GT. achei o maior barato nas dedicatorias
do Gerald Thomas ter incluido voce !!!
Parabens
Beijos
Sue

 

feliz PÁSCOA a VC , VAMPIRO E SUA AMADA E FAMÍLIA!!!
De vez em quando , dá pra dar uma passada. PROJETO SUPER COMPLETO...UNIVERSAL MESMO este de VOCÊ e nosso MESTRE GERALD THOMAS!!!...Não acho q ele DESTRÓI...Se se entender uma OBRA ABERTA E A OBRA ABERTA como O PROPRIO GERALD FAZ QUESTÃO DE PRATICAR O TEMPO INTEIRO SE AUTO-CONTEXTUALIZANDO ATUALIZANDO SEUS TEXTOS....E PEÇAS...NOVAS OBRAS...HÁ UM GRAU um PONTO onde A DINAMICIDADE DE CRIAÇÃO fica PERFEITA. Um Móbile em que se pode VER O MÁXIMO DE TUDO com maior fidelidade ao OLHAR!!!É uma experiência fascinante com as LEIS de nossa NATUREZA INTELIGENTE!!!Saudações VAMP!!!

Só não entendi o SR. LÚCIO JR. falando do BLOG DA MNC como sendo "os geralddianos" LÁ NO BLOG DO "PROJETO SALAMANDRA-ADRIANE".Se alguém puder me explicar... bem. SUPER NOVA SEMANA E FELIZ PÁSCOA SEMPRE pra TODOS E TODAS!!!Ezir

 

Para quem quiser comprar o livro ja esta avenda nas melhores livrarias e tambem ON LINE.

http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=25451


Beijos
Saudades
Sue

 

Roger ,
Happy Easter para voce e sua familia !!
Especialmente para o seu baixinho !!!
Beijos
Sue

 

Oi, Sue!
Eu nem sabia da dedicatória (rs)...
Beijos!

 

Ezir, beijos!

Apareça sempre!

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.