Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Blog do Vamp Dá Uma Pausa

Amigos, saio agora em viagem e retorno com o Blog somente na quarta-feira, dia 14/10. Ficarei desconectado de tudo neste meio tempo, numa pausa estratégica. Espero não morrer de saudades. Vamos ver...

Lembrem-se: Juízo! Só quem tem juízo, sabe como é bom perdê-lo.

Vou, mas deixo vocês em ótima companhia. Aumentem o som,  é Pixies:






O Vampiro de Curitiba

3 comentários:

Bom descanso!!

abraços

 

Tenho um novo e bom amigo que constata algo que merece nota. Segue seu libelo, literalmente.

Diz ele:

"Prezado Jornalista Gabriel Toueg,

Lemos com muito interesse a sua reportagem intitulada “Em dia útil, brasileiros vão às urnas em Tel Aviv”, publicada no portal Terra em data de 03.10.2010.

V.Sa. soube muito bem expressar a versão oficial da aparente falta de interesse da população de brasileiros que vivem em Israel pelas eleições. Esse discurso é repetido há muitos anos pelos funcionários da Embaixada e, em realidade, esconde, em nossa opinião, algo muito maior.

Contudo, com uma investigação jornalística um pouco mais aprofundada, será possível aquilatar que a “falta de interesse” passa longe dos próprios eleitores e está intrinsecamente ligada a interesses oficiais.

Como V.Sa. bem deve saber, quando da gestão de S.Exa., o Embaixador Sérgio Moreira Lima, à frente da Representação Diplomática Brasileira em Israel, foi inaugurado o “Escritório de Representação Brasileira em Ramala”, eufemismo muito bem engendrado para denominar a Embaixada do Brasil na Palestina.

Naquela ocasião, foi empreendido forte campanha publicitária, através da mídia local, convocando os brasileiros (na maioria, mulheres que se casaram com cidadãos locais) para o alistamento eleitoral. Não temos o número exato, mas há estimativas de que o número de brasileiros alistados em Ramala é, pelo menos, 5 vezes maior que em Tel Aviv.

Já em Tel Aviv, de maneira muito discreta, as informações sobre o alistamento eleitoral, de 4 em 4 anos, vem inserida, sem o merecido destaque, no sítio eletrônico da Embaixada (www.brazilianembassy.org.il) , cujo sua própria reportagem, baixo o subtítulo “Fora do Ar”, pôde constatar ser altamente falho.

E a discrepância entre o tratamento dado em Tel Aviv e Ramala não se restringe às informações sobre o alistamento mas, sobremaneira, sobre as datas e horários das eleições.

Não é nosso papel conjeturar sobre os motivos dessa discrepância. Temos, tão somente, a intenção de fornecer-lhe dados para reflexão e para, quiçá algum dia, possa se aprofundar no assunto.

Urge, para acabar com essa aparente “falta de interesse” do eleitorado brasileiro em Israel, que as Autoridades Brasileiras ajam de forma efetiva na convocação de seus cidadãos, dando a publicidade que o ato merece através de meios locais mais efetivos.

À baila de encerramento, conviria checar, nos resultados oficiais, quais foram os candidatos mais votados em Tel Aviv e Ramala. Estamos certos de que não há surpresas...

Renovo nossas congratulações pela reportagem.

Cordialmente.

Meir Cohen

P.S. – dados colhidos do sítio eletrônico do TSE:
Ramala – Dilma 341 votos / Serra 25 votos
Tel Aviv – Dilma 17 votos / Serra 57 votos"

Digo eu:

Louvável a constatação. É bem verdade que o total de votos é insignificante para influir em qualquer resultado de pleito presidencial. Mas também é certo que a amostragem é válida para medir os esforços oficiais.

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.