Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Vargas Llosa Ganha Nobel de Literatura

Vargas Llosa é o primeiro sul-americano a ganhar o prêmio desde o colombiano Gabriel Garcia Márquez, agraciado com o prêmio em 1982.


Da BBC Brasil:

A Academia Sueca em Estocolmo concedeu nesta quinta-feira o prêmio Nobel de literatura de 2010 ao escritor peruano Mario Vargas Llosa.

De acordo com a academia, Vargas Llosa foi premiado por sua “cartografia das estruturas de poder” e “vigorosas imagens de resistência individual, revolta e derrota”.

 O escritor de 74 anos escreveu mais de 30 romances, peças e ensaios. Vargas Llosa é o primeiro sul-americano a ganhar o prêmio desde o colombiano Gabriel Garcia Márquez, agraciado com o prêmio em 1982.

 Nos seis anos anteriores, a Academia Sueca deu o prêmio de quase US$ 1,5 milhão para cinco europeus e um turco e foi acusada de ser muito focada nas obras literárias europeias.

 Peter Englund, secretário da Academia Sueca, afirmou que Vargas Llosa é “um contador de histórias com dom divino”, cuja obra toca o leitor.

De acordo com Englund, o escritor peruano está morando em Nova York, onde dá aulas na Universidade de Princeton, e recebeu a notícia do prêmio por telefone.

“Ele ficou muito, muito emocionado”, afirmou.


Política e literatura


Nascido na cidade de Arequipa em 28 de março de 1936, Vargas Llosa foi comunista na juventude e hoje é um notório defensor do neo-liberalismo.

 Em 1990, ele disputou as eleições presidenciais do Peru como candidato de uma coalizão de partidos de centro-direita frente democrática, mas foi derrotado, no segundo turno, por Alberto Fujimori.

Em 1995, o escritor ganhou o prêmio Cervantes, a mais importante honra literária entre os países de idioma espanhol.

Vargas Llosa passou a infância na Bolívia e voltou para o Peru apenas em 1945, onde se formou em letras e direito. A primeira obra de Llosa, o livro de contos Os Chefes, de 1959, conquistou o prêmio Leopoldo Arias.

Mas o reconhecimento internacional viria apenas em 1963, com o romance A Cidade e os Cachorros, no qual o escritor usou suas experiências em uma academia militar. O livro foi considerado polêmico no Peru e mil cópias foram queimadas em público por oficiais do Exército.

Entre as obras mais conhecidas de Vargas Llosa estão Conversas na Catedral, de 1969, Tia Júlia e o Escrivinhador, de 1977, A Guerra do Fim do Mundo, de 1981, e, mais recentemente, A Festa do Bode, de 2000.

 Seu romance mais recente foi publicado em 2006, Travessuras da Menina Má.

4 comentários:

Parabéns a Vargas Llosa!!!!

 

Assistam esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=G2rAqM5QgME

 

Olá Vamp!

Olha só essa e veja se não faz sentido.
Acabei de postar no Azevedo.

Robson de Oliveira
-08/10/2010 às 21:00

Seu comentário está aguardando moderação
Olha só essa.

Na propaganda eleitoral, passa uma moça dizendo que se voce receber um e-mail de alguém dizendo abobrinhas sobre Dilma, então voce deve entrar no site da Dilma, e de lá…(somente de lá do site da Dilma) enviar a resposta para o seu amigo “inventor de bobagens” com uma mensagem de amor.

Fico imaginando a mensagem como algo assim…

Caro amigo, eu te amo, e sei que voce deve estar triste, mas mando pra voce todo o meu amor. Se por acaso isso não adiantar, saia de onde estiver porque voce foi rastreado, e irá receber a “patrulha” do “refôrço” dessa mensagem de amor que lhe envio.
Abraços…

Robson de Oliveira nosbornar@ig.com.br


Comento!

Não é muito estranho ter que entrar no site dela para simplesmente responder o e-mail?
Vai dizer que não irão rastrear!!!

 

AlÔÔÔÔ TENÇÃO! (Saudoso Aberlardo)

Brasília acaba de ser SACUDIDA e TREMEU na escala 4.5...eu disse 4.5 (quatro ponto cinco)...

...coinscidência????

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.