Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

À Espreita





Quem escreve é alguém que está eternamente à espreita, observando o mundo pelo buraco da fechadura. Daquilo que observamos escolhemos - às vezes meio que inconscientemente - o que nos interessa, o que realmente importa.

Como o leitor já deve ter percebido, estou sem saber sobre o que escrever. Deixei de estar à espreita? Não, mesmo que fosse por minha própria vontade, isto jamais aconteceria, eu me conheço. O que acontece é que o objeto de minha observação é que já não está mais muito bem definido. Não tenho o menor interesse em Política, em relações interpessoais, em sociedades... O pensamento humano sobre a civilização já não mais me atrai. A opinião dos homens sobre Filosofia, Sociologia ou qualquer ciência social não mais me seduz. No fundo estas especulações não passam disto: especulações.

Os humanos não passamos de macacos pelados inventando teorias as mais ridículas sobre tudo. Inventamos deuses, religiões, ideologias. E matamos por nossas crenças. E deixamos de viver por nossas idéias. Escrever sobre estes assuntos só me faz conivente com esta grande farsa. Não me interessa mais fazer parte desta triste ilusão.

Estive procurando pela Arte. Encontrei-me perdido num planeta girando ao redor de uma estrela de uma das infinitas constelações que existem. Me descobri muito pequeno, quase um nada. Mas o que me fez sentir tão pequeno foi justamente a grandeza do Universo. O que digo? O macaco pelado teve uma recaída, me perdoem. Já estava voltando a mensurar as existências que me cercam, usando para isto de parâmetros, de medidas criadas por nós mesmos, para nos dar a falsa sensação de que temos o domínio da situação, quando na verdade não temos o domínio sobre absolutamente nada. Toda nossa existência depende de algum meteorito não atingir a Terra a qualquer momento e colocar um fim para a espécie humana, como já ocorreu com os dinossauuros, antigos donos do planeta. A verdade nua, crua e amarga é que tudo o que conhecemos, ou que pensamos conhecer, não existe. Não existe espaço nem tempo, são tudo construções inventadas por nós para podermos colocar alguma ordem no caos, como se isso fosse possível.

Enfim, observei, dentro das possibilidades e limitações de qualquer primata, buscando pela Arte, o Universo sem fim. A Arte não pertence ao campo das ciências, não a encontraremos através do uso da razão, é-lhe algo muito superior. A Arte nos provoca o verdadeiro encantamento, muito superior ao que encontramos na Filosofia. Nos desperta o sentimento do sublime, do arrebatamento. Do mesmo sentimento do sublime que experimentamos quando nos deparamos com algo que nos choca por seu tamanho, por sua enormidade. Ou por sua beleza. A Arte, sem cair novamente nos conceitos do macaco pedante, não é outra coisa senão a expressão do belo.

Estarei renegando todo o conhecimento científico? Devemos desprezar todas as ciências, todo o aprendizado legado por milhões de anos de evolução? Pelo contrário! Deixo de lado as ciências sociais para almejar o conhecimento mais profundo. Meu interesse é a astrobiologia, a biologia evolutiva, a mecânica quântica. Chega de filosofias onde hoje qualquer um expressa suas opiniões como se fossem verdades absolutas para amanhã descobrirmos que tais verdades não passavam de mais bizarrices símias. O "conhece-te a ti mesmo" só vai continuar descobrindo os mesmos fantasmas e ilusões que criaram as religiões e ideologias. Eu quero o sublime! Eu quero a Arte!

Como disse, estou muito mais propenso a ler e estudar do que escrever. Não sei se dentro de algumas horas escreverei outro post ou se este será o último post do Blog do Vamp. De vez em quando dêem uma passada por aqui. Fiquem sempre à espreita.





O Macaco Pelado de Curitiba

26 comentários:

na madrugada os passarinhos dormem tranquilos na árvore, sossegados e seguros de que acima deles está o céu estrelado.
nós perdemos essa segurança pois criamos cavernas concretas de ilusões
caminhando vamos fazendo o caminho...
[[]]

 

Glorinha, que bom te "ver" por aqui!

 

Vamp sempre estaremos a sua espreita.Quero me solidarizar com o povo do Rio de Janeiro, ali nao é mais questao de crime comum,os traficantes viraram terroristas iguais os da Farcs.Meu apoio total a policia e as forças armadas para que acabem com esses crapulas, se os bandidos partiram para guerra e optaram pelo terrorismo contra o povo é hora de serem tratados como inimigos do Estado brasileiro, ja que nao sao mais criminosos comuns.

 

tô sempre aqui Vampirinho...
[[[]]]

 

passei aqui todos os momentos, insólitos, sólidos, políticos, incertos...
o que há de possivelmente certo na incerteza de tudo?!
talvez o que sentimos, o que fazemos com isso, e o que deixamos de fazer, a verdade de cada um
para qualquer escolha sempre haverá o caminho,
ventinho de Lua pra vc Vampirinho
[]

 

Estou na espreita....Vamp. Hoje amanheceu branquinho por causa da neve aqui em Berlin.

 

Oi, Juliano!
Eu estou há semanas sem ver qualquer noticia nos jornais, net ou TV. Estou intencionalmente por fora de tudo, mas não teve como ignorar o que acontece no Rio. Estamos realmente numa guerra civil, né?

 

Paulo Gaeta, eu não sabia que você estava em Berlin. Eu não conheço, mas é um dos lugares que eu preciso conhecer, é uma de minhas prioridades. Aproveite por mim.

 

Pessoal, sobre comentários, independente do assunto do texto, fiquem à vontade para comentar sobre qualquer assunto. Eu estou ficando pouquíssimo tempo na net, mas de vez em quando passo aqui no blog para liberar os comentários. Fiquem à vontade, o blog é para vocês.

 

QUE ARRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASO!!!!!!!!!!!!!!!

 

Sandríssima, valeu, querida!
Mesmo que não tenha post novo, apareça sempre aqui nos coments pra gente não perder contato, tá?
Beijo!

 

Pois eh Vamp, ja fazem mais de 2 meses que estou aqui. Claro que aproveito mas faco um curso de Alemao que me toma muito tempo. Uma das coisas legais de Berlin eh que a cidade eh um canteiro de obras, isto eh, um processo em andamento. Nos ultimos dias a temperatura caiu bastante e agora fica negativa a maior parte do dia. Obrigado, aproveito por voce e quando voce vier posso te dar algumas dicas...

 

É para isso que servem os feeds, para ficar "à espreita".

 

Obrigado, Gaeta!
Eu vou cobrar!

 

Vamp, sempre apareço!
Mas aposto que você irá escrever mais!
Este post tem gosto de salto quântico, elevação, revolução na alma!...
AMEI!!!

 

Sandra, eu penso, sim, em continuar escrevendo aqui no Blog. Talvez não com a frequência que eu queria, mas dentro do possível estarei publicando algo.

 

O cunhado
Gente, uma edificante estória, envolvendo a luta pela vida, religiosidade, crença e fé.
Em São Paulo, um cara passou mal no meio da rua, caiu, e foi levado para o setor de emergência de um hospital particular, pertencente à Universidade Católica, e administrado totalmente por Freiras.
Lá, verificou-se que teria que ser urgentemente operado no coração, o que foi feito com êxito.
Quando acordou, a seu lado estava a Freira responsável pela tesouraria do hospital e que lhe disse prontamente:
- Caro Senhor, sua operação foi bem sucedida e o Senhor está salvo. Entretanto, um assunto precisa sua urgente atenção: como o Senhor pretende pagar a conta do hospital? O Senhor tem seguro-saúde?
- Não, Irmã.
- Tem cartão de crédito?
- Não, Irmã.
- Pode pagar em dinheiro?
- Não tenho dinheiro, Irmã.
- Em cheque, então?
- Também não, Irmã.
- Bem, o senhor tem algum parente que possa pagar a conta?
- Ah... Irmã, eu tenho somente uma irmã solteirona, que é freira, mas não tem um tostão.
E a Freira corrigindo-o:
- Desculpe que lhe corrija, mas as freiras não são solteironas, como o senhor disse. Elas são casadas com Deus!

- Magnífico! Então, por favor, mande a conta pro meu cunhado!

E foi então, que nasceu a expressão: "Deus lhe pague".

 

Preocupante! O Brasil não está essa maravilha que o PT prega, pelo contrário, a dívida cresceu.
Veja a análise ponderada do Economista Waldir Serafim para a dívida interna e dívida externa brasileira.





SAIBA O QUE LULA FEZ DE 2002 A 2010 COM A "DIVIDA INTERNA/EXTERNA" DO BRASIL

Você ouve falar em DÍVIDA EXTERNA e DÍVIDA INTERNA
em jornais e TV e não entende direito vamos explicar a seguir:


ü DIVIDA EXTERNA
é uma dívida com o Banco Mundial, o FMI e outros Bancos e Instituições
no exterior em moeda externa.
ü DIVIDA INTERNA
é uma dívida com Bancos do país em R$ (moeda nacional).
Então, quando LULA assumiu o Brasil, em 2002, devíamos:

Dívida externa = 212 Bilhões
Dívida interna = 640 Bilhões
Total da Dívida = 851 Bilhões

Em 2007 Lula disse que tinha pago a dívida externa.
E é verdade, só que ele não explicou que,
para pagar a dívida externa, ele aumentou a dívida interna:

Em 2007 no governo Lula:

Dívida Externa = 0 Bilhões
Dívida Interna = 1.400 Trilhão
Total da Dívida = 1.400 Trilhão

Ou seja, a Dívida Externa foi paga, mas a Dívida Interna quase dobrou.
Agora, em 2010, você pode perceber que não se vê mais na TV e em jornais algo dito que seja convincente sobre a Dívida Externa quitada. Sabe por que? É que ela voltou...

Em 2010 no governo Lula:

Dívida Externa = 240 Bilhões
Dívida Interna = 1.650 Trilhão
Total da Dívida = 1.890 Trilhão

Ou seja, no governo LULA,
a dívida do Brasil aumentou em 1 Trilhão!!!

Daí é que vem o dinheiro que o Lula gasta no PAC,
bolsa família, bolsa educação, bolsa faculdade, bolsa cultura,
bolsa para presos, dentre outras tantas bolsas...
é de onde se vangloria que tirou 30 milhões de brasileiros da pobreza !!!
Só que não é com dinheiro do crescimento da produção, mas sim, com dinheiro de
ENDIVIDAMENTO.

Compreendeu? Ou ainda acha que Lula é mágico?
Quer mais detalhes, sobre dívida interna e externa do Brasil? Acesse o site:
http://www.sonoticias.com.br/opiniao/2/100677/divida-interna-perigo-a-vista
Os brasileiros, vão pagar muito caro pela atitude perdulária do governo Lula,
que não está conseguindo pagar os juros dessa "Dívida trilhardária"
tendo que engolir um "spread"(taxa de juros) muito caro para refinanciar os "papagaios", sem deixar nenhum benefício para o povo, mas apenas DÍVIDAS A PAGAR por todos os brasileiros que pagam impostos...!!!

 

Meu caro Vamp, sem lenço, sem documento, sem bandeiras ideologicas. Vamos viver e deixar viver, ao sabor do vento, ao léo. Vamos viver anarquicamente, sem regras, sem leis. A única regra é que não deve ter regras.
O único lema: é respeitar o próximo, sem emendas.

 

Votei na Dilma, como torci pra ela ganhar. Acho que ela vai lutar para aliviar o sofrimento da sociedade no que tange à saúde, educação, segurança, etc. Como acredito nisso.
Mas não concordo com a volta da CPMF, pois acho que tem muito gasto pra ser cortado e pode ser cortado. Além do mais não acredito que a verba desse imposto vá para a saúde.
Ela deve explicar os escândalos do Enem, para começo de conversa, a sociedade está à espera disso.
Outra coisa ainda é o estranho episódio envolvendo a Caixa Econômica e o Banco PanAmericano. Há muito que explicar neste caso.
Estes casos sim, é papel da imprensa cobrar e não esquecer enquanto não for apurado.

 

NÃO ATOA BLOG DO VAMP ESTA NO PORTAL [B1]

 

O idiota, eu nao gosto do PT e nem da Dilma, mas no caso do Panamericano nao ha nada para ser explicado, a caixa tem apenas acoes do Banco e nao
TEM NADA A VER COM A GESTAO!! Eh como se eu tiver acoes da Coca-Cola e acontece uma fraude dentro da compania, o que eu como acionista tenho com isso?
Nada. A fraude no Panamericano possivelmente foi feita por diretores que queriam aumentar seus bonus, e conseguiram...Ate que o Banco Central se deu conta...
Agora minha opiniao sobre a Dilma eh de que ela eh uma das maiores impostoras que o Brasil ja conheceu. Ela poe o Collor no chinelo.
O tempo confirmara o que digo!

 

Vamp, o Lévi-Strauss roubou a minha pureza e meu senso de apreciaçao. Tou no meio do Mestrado, jah, e fico sempre num dilema: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Uma tortura.
Semana passada eu tive um seminahrio com o diretor da école de hautes études en sciences sociale sobre o conceito de raça na literatura de William Faulkner. E interessante, é maravilhoso estudar o conceito de raça na humanidade, saber como é no Sul dos EUA... Mas tirar somente isso de uma obra que deve ser, na minha humilde opiniao, apreciada, é triste demais.
Foi um post bastante consolador. Fico feliz de saber que hah outros que também ficam frustrados com o abandono da admiraçao, do sentimento livre, da estupefaçao.
Tou cansada de ir ao cinema e o pessoal falar do filme na hora que sai, tou cansada de relativismo na arte, tou cansada de gostos mal-definidos... Pois é, os cienstistas humanos costumam ter um gosto que se limita à apreciaçao com um objetivo.
Eu sempre posso me ater às obras do meu querido Salinger, um dos maiores defensores do gosto pelo gosto, da pureza da apreciaçao... Você gosta dele, Vamp?

Um beijo, e obrigada.

 

Cath-silva, William Faulkner, na minha opinião, é um dos maiores escritores americanos. O "Enquanto Agonizo", título pro Português, foi um dos livros que mais me impressionou.
Sugiro que comente sempre no post mais atual, mesmo que o assunto seja outro, assim facilita a moderação.
Beijos!

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.