Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Adeus, deus!

Eu não faço parte de qualquer Associação, não tolero nem mesmo a minha própria companhia. Sou um lobo da estepe - "ansiando  por corças", (Hermann Hesse). Odeio o coletivo, ando só, quando muito em par, com minha fêmea. Ou com outro lobo desgarrado da matilha.

No entanto, faço questão de divulgar esta campanha da Atea - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (link aí ao lado direito). As coisas precisam começar a mudar também por aqui.


A CAMPANHA DOS ÔNIBUS CHEGA AO BRASIL

A partir do dia 13 de dezembro de 2010, ônibus com mensagens a respeito de ateus, ateísmo e religião circularão em duas capitais brasileiras.


A iniciativa da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos apresenta quatro mensagens que expõem um pouco do que pensam os ateus. É mais um passo dado pela entidade para o reconhecimento dos descrentes na sociedade como cidadãos plenos e dignos. São 10 ônibus em Porto Alegre, financiados por um único doador paulista que prefere permanecer anônimo, e 5 ônibus em Salvador, financiados com recursos da entidade e outros doadores.



A campanha dos ônibus não procura fazer desconversões em massa. Nossos objetivos são conseguir um espaço na sociedade que seja proporcional aos nossos números, diminuindo o enorme preconceito que existe contra ateus, e caminhar rumo à igualdade plena entre ateus e teístas, que só existe quando o Estado é verdadeiramente laico - o que está muito, muito longe de acontecer.


Contexto

O lançamento da campanha ocorre pouco depois de o Ministério Público Federal ajuizar ação civil pública contra o jornalista José Luiz Datena pedindo retratação de suas afirmações ofensivas contra ateus. Datena já é alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministéiro Público Estadual e uma investigação criminal na Delegacia de Crimes de Racismo e Discriminação, em São Paulo, requerida pela Atea.


As iniciativas de autoridades públicas em defesa dos ateus, embora tenham sido provocadas pela Atea e outros ateus indignados, são inéditas no país e constituem marcos importantes em nossa luta por direitos. Recentemente a Atea exerceu direito de resposta em dois grandes jornais do país com relação a um par de artigos de Frei Betto relacionando tortura a ateísmo militante.


Enquanto isso, nos EUA os American Atheists veicularam um outdoor em Nova York celebrando a razão. Quatro grandes organizações de ateus norte-americanos lançaram em outdoors, ônibus, trens e em jornais e revistas a maior campanha de divulgação ateia já veiculada, segundo relato da American Humanist Association. No Canadá, o Centre for Inquiry está lançando a campanha "Alegações extraordinárias requerem evidências extraordinárias", com anúncios em ônibus, eventos educativos e discussões online. Inspirado na famosa citação de Carl Sagan, o material compara Jesus ao pé-grande, OVNIs e outras entidades do mesmo calibre.


A história da campanha


Na primeira semana de 2009 foi lançada a primeira campanha publicitária do Reino Unido versando sobre ateísmo, promovida pela British Humanist Association. A campanha tem site próprio (onde podem ser compradas camisetas) e vem atraindo atenção da grande mídia desde o seu lançamento, em outubro de 2008 -- inclusive no Brasil. A arrecadação de fundos para a campanha brasileira começou na semana seguinte. Como a iniciativa foi largamente ignorada pela mídia, a Atea decidiu lançar uma "pré-campanha" em 2010 com o fim de levantar fundos para uma segunda etapa.


A pioneira iniciativa britânica começou com o objetivo de arrecadar £5.500 (cerca de R$19.000). Mas em quatro dias chegou a £100.000 e passou do incrível valor de £135.000 (R$465.000), uma cifra considerável mesmo para os padrões britânicos. Foram 800 ônibus com o slogan "Deus provavelmente não existe. Agora pare de se preocupar e viva sua vida". A campanha inclui mil anúncios no metrô com frases adicionais, duas grandes telas de LCD (uma com 3,7m² e outra com 7,4m²) com versões animadas do slogan e uma mensagem na BBC. Não há risco de mal-entendidos: a campanha é explicada em detalhe no próprio site da BHU. E a imprensa nacional continuou a cobrir o desenrolar dos fatos.


Em novembro de 2009, a American Humanist Association lançou uma ação semelhante. Campanha igual à britânica está sendo veiculada em dois ônibus de Barcelona sob protestos e só não chegou à Austrália porque a companhia local responsável pelos anúncios em ônibus se recusou a expô-los. Na Itália, a campanha foi proibida.


Com a fundação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, era mais do que hora de criar uma ação nos mesmos moldes aqui no Brasil. Nosso desejo inicial era de veicular os anúncios no metrô de São Paulo, devido a sua enorme visibilidade. No entanto, a companhia proíbe "assuntos polêmicos" e "temas de cunho religioso". Em 2010, a Atea assinou contrato com uma empresa de mídia para lançar a campanha em São Paulo, mas ela se recusou a veicular os anúncios depois de tomar conhecimento do seu conteúdo, alegando que uma determinação da EMTU proíbe temas religiosos, o que foi negado pelo setor técnico da empresa. Atualmente, a entidade está analisando se cabe ação judicial.


Leia artigos sobre a Atea e a campanha dos ônibus no portal Terra, na revista Isto É, no Jornal O Tempo e breves comentários de Marcelo Rubens Paiva em sua coluna semanal no Estado de São Paulo e no seu blog. Até o Jornal Nacional noticou a campanha espanhola. O fato de ter demorado mais de dois meses para relatar o que já não era mais notícia sugere uma grande resistência da redação em levar a matéria ao ar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

10/12/2010 16h35min: A empresa responsável pela veiculação em Salvador entrou em contato com a Atea informando que não iria cumprir o contrato assinado com a entidade, temendo ação do Estado e dos empresários de ônibus. A Atea estuda ação legal.
10/12/2010 18h10min: A Atea recebeu a informação de que a veiculação em Porto Alegre também foi barrada. A informação ainda precisa ser confirmada.

A arrecadação para a campanha continua, e parte dos recursos será destinada às ações jurídicas que necessariamente seguirão. Contribua!

..........................................................

Creio que já publiquei este vídeo aqui antes, vale a pena repetí-lo: Pixies- Monkey Gone To Heaven:






O Vampiro de Curitiba

.

37 comentários:

Achei excelente o conteúdo das mensagens. Esta em particular: "A Fé não dá respostas, só impede perguntas."

 

IN THE MAME OF GOD, seremos todos exterminados.
Em breve, o ultimo capitulo
LOVE
G

 

Vamp, desculpe-me, mas associação de agnósticos lembra-me um quadro do Casseta e Planeta: "Passeata nem contra e nem a favor. Muito pelo contrário", cheia de cartazes: "Tanto faz!", "Não estou nem aí!"...

 

Não-fé também é uma fé. Vai por mim, Vamp: em breve vocês terão igrejas e dias santos. Fora rádios e TVs chatérrimas, mostrando a aeróbica do não-senhor!

 

Pois é, Gerald!
Agora na Suécia também.

 

Sandrinha, é por isso que eu fiz questão de afirmar que não pertenço à nenhuma associação.

Quanto as agnósticos, concordo plenamente (rs).

 

Uma coisa que me impressionou aqui na Alemanha eh que grande parte das pessoas que viveu na antiga
GDR (Alemanha comunista) sao assumidamente ateus.
Eu pessoalmente acho mais facil lidar com ateus do que com pessoas que professam quaisquer religioes
MONOTEISTAS (isso eh Cristianismo, Judaismo ou Islamismo) pois na maioria das veses essas religioes funcionam como elemento separador e nao unificador entre as pessoas. Sinceramente prefiro lidar com ateus, agnosticos ou pessoas que tem religioes nao moralistas ou nao monoteistas tais como o Budismo, hinduismo, Jainismo, etc...

 

Se os ateus toleram a farta propaganda religiosa no radio, tv e até crentes gritando na Praça da Sé porque os religiosos não podem tolerar a manifestação dos ateus? Acho justo e democratico.Que bom que os onibus não quiseram promover a propaganda, já que prestam um serviço de baixissima qualidade,sorte dos ateus, jamais vincularia uma idéia ou um produto num onibus. Que os ateus procurem outros meios, outdoors,etc.

 

Essa necessidade de contrôle imposto pelas sociedades sobre o que devem os seres fazer, sentir, pensar, e ainda, até acreditar, chega a me dar náuzeas!
Nenhuma religião, ou doutrína, ou seita, ainda conseguiu me convencer. Não sou crédulo, mas também não sou incrédulo. Acredito em algo. Porém, não sei ainda em quê, ou porque!
Penso, logo exísto, e sendo assim, somente EU decído e mais ninguém.
Simplificar o universo, e suas multidimencionalidades através de explicações míticas, é apenas uma forma de tentarem me castrar a busca, que afinal, devería ser o caminho de toda a humanidade "universal".

Pois é Vamp, muito bom o texto, só que prefiro o tigre, e esse também caminha solitário.

Abraços!

 

... prefiro a leveza da vivência na diversidade...
[]

 

Robson, tudo bem, tigrão! (rs)

 

Como a própria campanha diz, ninguém quer tirar a fé de alguém, ou coisa parecida. Mas os ateus ou aqueles que têm duvidas devem saber que não são anormais, que existem muitos ateus como eles. Neste caso tem, sim, de haver uma certa "militância" ateísta. Mal não fará, com certeza. Tudo que estimula o debate é válido.
Viva a diferença!

 

Boa Tarde

Posso não concordar com algumas coisas que vc ( vampiro ) posta ou escreve, mas todos os dias leio o seu blog...

Em relação a religião: Religião só desagrega os seres humanos, tenho dúvidas em relação a Deus, não chego a ser ateu, mas tenho muiiitas dúvidas.

 

Silvano, obrigado pelo comentário.Sinta-se em casa.
Abraço!

 

Pessoal, tô numa correria do cão aqui. Se demorar a liberação dos comentários, não estranhem. Assim que der eu os libero, tá?

 

Lembrei-me de uma tira dos Piratas do Tietê, em que eles passavam com um caminhão de gás tocando aquelas musiquinhas irritantes (não sei se em outros estados também é assim. Em Sampa, caminhão de gás é pior que carro de som de candidato). Aí uma mulher perguntou quanto era o gás, e os piratas responderam que não vendiam gás, só tocavam a musiquinha.
Ateus não acreditam em Deus, mas nem por isso precisam abrir mão de organizações, panfletagens, músicas, filmes, clubes, grifes, rituais e tudo o quanto é brega.
Natal, por exemplo, é uma delícia, mas é brega no último. Por que só os religiosos têm direito à breguice?

 

Sandra, aqui, não sei se isso continua, mas até pouco tempos atrás o caminhão de gás só tocava música clássica (rs). Nos ônibus os passageiros ouvem Beethoven, Bach, Mozart... (rs) É sério!

 

Em Sao Paulo tem uma linha de trem que funciona como metro de superficie onde eles tocam musica classica tambem. Ja ouvi os concertos de Brandenburg de Bach la. Unico problema: no horario de pico voce corre o risco de virar sardinha nessa linha...

 

e sobre isso,oque tens a dizer?

http://www.youtube.com/watch?v=9RzaS1nXDlw&feature=player_embedded

kodoish,kodoish,kodoish adonai tsebayoth.

 

Eu? Não tenho nada a dizer. Ou melhor, acho que as pessoas devem maneirar no uso de substâncias alucinógenas. Aquele sambista é que tinha razão: "se segura, malandro, pra fazer a cabeça tem hora."

 

Vamp, seu comentário lembrou-me um programa que passou na extinta TV Manchete, sobre o Xingu.
O pajé de uma tribo ensinava como fazer contato com os espíritos: era preciso fumar um cigarrinho e engolir a fumaça.
Desse jeito, até eu.

 

Pois é, Sandra! Tem gente que fala com espíritos, outros vêem discos voadores (rs)...
O pior é que na maioria das vezes o que essa gente fuma não passa de folha de chuchu seca misturada com bosta de vaca. Ou orégano com patchouli (rs)...

 

Puxa, Vamp! Eu não conhecia esses poderes do orégano! Ou da bosta de vaca! A gente poderia comercializar!(rs)

 

Quando a pessoa quer ser iludida, ou por algum mito, algum partido, alguma ideologia, ou alguma substância, automaticamente estará iludida. Alguns chamam de efeito placebo.

 

The owner of a big furniture store went to New York to buy some stock and met a really beautiful
girl in the hotel elevator. But she was French and they could not understand a word of each other’s
language.So he took out a pencil and notebook and drew a sketch of a taxi. She nodded her head and
laughed, and they went for a ride in the park.
Then he drew a picture of a table in a restaurant with a question mark and she nodded, so they went
to dinner.
After dinner he sketched two dancers and she was delighted. They went to a night club and danced
and had a lovely evening.
At length she motioned for the pencil and drew a picture of a four-poster bed.
He was dumbfounded. He’s never been able to figure out how she knew he was in the furniture
business.

 

Sabe que dá para viajar nesse seu comentário, Vamp? O que é realidade ou mito, afinal?
"In a Wonderland they lie,
Dreaming as the days go by,
Dreaming as the summers die:

Ever drifting down the stream--
Lingering in the golden gleam--
Life, what is it but a dream?"
(Lewis Carrol)

 

enquanto isso,na sala de "justiça"

Governo libera verba milionária à UNE
Dos R$ 44,6 mi de indenização por danos na ditadura, são liberados R$ 30 mi; medida abre precedente para outras entidades

AE | 18/12/2010 08:20A+A-

Compartilhar:
selo

No apagar das luzes, o governo Luiz Inácio Lula da Silva liberou a primeira parcela de R$ 30 milhões de um total de R$ 44,6 milhões de indenização à União Nacional dos Estudantes (UNE) como reparação pelos danos causados à entidade durante a ditadura militar (1964-1985).

O dinheiro caiu na conta da entidade na sexta-feira, depositada pela Comissão da Anistia, escalada para saldar a conta. Os R$ 14,6 milhões restantes entrarão no Orçamento de 2011.

O dinheiro, segundo compromisso da direção da UNE, será integralmente aplicado na construção da nova sede, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Com 13 andares, o prédio será erguido no mesmo terreno, na praia do Flamengo, onde o antigo foi metralhado e incendiado em 31 de março de 1964, dia do golpe militar. Doado pelo ex-presidente Getúlio Vargas em 1942, o local é hoje um dos endereços mais caros do País.

OEA condena Brasil por mortes no Araguaia
Peluso: Punição não anula decisão sobre Anistia
Itamaraty: Brasil tentará cumprir sentença da OEA
Decisão sobre Araguaia confirma voto no Supremo
Comissão julga 29 processos da ditadura
A pedra fundamental da obra será simbolicamente lançada em alto estilo na segunda-feira, às 17 horas, com a presença de autoridades, artistas e intelectuais de todo o País. Com dinheiro em caixa, a construção será iniciada no primeiro semestre de 2011 e a inauguração está prevista para 2013. Essa é primeira indenização coletiva paga pelo governo brasileiro por danos da ditadura.

A lei da anistia (1979) só ampara reparações de caráter pessoal a familiares e vítimas da repressão política. A reparação decorre de lei (número 12.260) proposta pelo Executivo e aprovada pelo Congresso em junho. Responsável pelo presente natalino, o presidente de Lula é o convidado de honra e deverá estar presente. Segundo a UNE, todos os ex-presidentes da entidade foram convidados, entre os quais o ex-governador José Serra, que não teria confirmado presença.

A medida abre um precedente para indenização institucional a outras entidades civis, religiosas e políticas que sofreram perseguições nos anos de chumbo. Mas elas terão de se articular e seguir o mesmo caminho da UNE para aprovação de lei no Congresso. "É justo do ponto de vista político e histórico e totalmente defensável do ponto de vista jurídico", afirmou o secretário nacional da juventude, ligado à Secretaria-Geral da Presidência, Beto Cury, que coordenou a tramitação do processo na comissão que fixou o valor.

Enquanto isso, a reparação coletiva devida a centenas de camponeses atingidos pela guerrilha do Araguaia, apanhados no fogo cruzado entre guerrilheiros e as forças da repressão, ainda não aconteceu. Até agora, apenas 44 agricultores tiveram reconhecido o direito a uma modesta pensão mensal de três salários mínimos (R$ 1.545), além de uma indenização retroativa de menos de R$ 100 mil para recomposição patrimonial.

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/governo+libera+verba+milionaria+a+une/n1237883047954.html

isso dói,ai como dói

 

O MUNDO ESTA ACABANDO
- O Faustão está magro;
- O Sílvio Santos está pobre;
- O Tiririca está alfabetizado;
- Richarlyson está chamando os outros de 'viado';
- O Tony Ramos está beijando a Mariana Ximenes na novela;
- O José Alencar está vivo;
- Geyse Arruda está nua na capa da Sexy;
- Justin Bieber tem biografia;
- No Rio de Janeiro não tem mais traficante.

Se continuar assim, logo logo o Corinthians ganha a Libertadores e o mundo acaba!!!

 

Acabou o tráfico no Rio? Então as prisões devem estar cheias de traficantes.

 

Sandra, depois que aprenderam a mercadoria do pessoal do morro, eles estão vendendo orégano sim rsrsrs....

 

csw, se o crack deixasse de ser vendido, saberíamos.

 

Com certeza, não seria como na série "walking dead" em nossa cidade, e no Brasil.

Ademais, os verdadeiros barões do tráfico estão em gabinetes e eleitos.

 

Há muita droga que não dá para ser substituída por orégano. Como não há usuários desesperados, subindo pelas paredes, então o tráfico não acabou. c.q.d.

 

Verdade, concorco com você Sandra.

E o Lulla inaugurando o teleférico do complexo do alemão, e ainda, dizendo que ele tem poder de veto, o orçamento é de quem? Da Sra. Dilma ou dele por trás das sombras?????

 

Pelo ao menos temos um ponto em comum.
targinosilva

 

O QUE RESOLVE NA VIDA NÃO TER FÉ, É TER CONHECIMENTOS E MEIOS PARA ALCANÇAR OBJETIVOS.
BOA SORTE.

 

Targino, bom te ver por aqui.

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.