Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Merval Pereira é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Merval Pereira - Foto: / Michel Filho



O Globo

O jornalista Merval Pereira, colunista do GLOBO, foi eleito [ontem] para a cadeira de número 31 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupada anteriormente pelo escritor Moacyr Scliar. Merval recebeu 25 dos 39 votos possíveis, contra 13 do outro concorrente à vaga, o escritor Antônio Torres. Houve uma abstenção.

Merval Pereira será o oitavo imortal a ocupar a cadeira 31 da ABL, cujo fundador é Guimarães Junior, e que tem como patrono Pedro Luís. Seus demais ocupantes foram João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho e Geraldo França de Lima - este, sucedido por Moacyr Scliar em 2003.

Carioca de 61 anos, além de escrever no GLOBO Merval Pereira é comentarista da Globonews e da CBN. Ocupou cargos de reportagem e de chefia nos principais veículos da imprensa brasileira, entre os quais a revista "Veja" e O GLOBO, onde hoje assina uma coluna diária.

Ganhou em 1979 o Prêmio Esso pela série de reportagens "A segunda guerra, sucessão de Geisel", publicada no "Jornal de Brasília" em parceria com André Gustavo Stumpf e depois transformada em livro. É autor ainda de "O lulismo no poder", e recebeu da ABL a medalha Machado de Assis.



8 comentários:

Parabéns, Merval Pereira!

 

Escreveu apenas um livro Vamp? Irá fazer companhia para o Sarney que escreveu o épico Marimbondos de fogo. Parabéns ao jornalista,mas ABL quase nao tem escritores mesmo,uma politicagem, nem de longe tem a respeitabilidade de outrora.Drumond já ria da academia. Academia tem general, cirurgião plastico, escritor de auto ajuda, escritor místico (Dom Paulo Coelho), politico. Dizem que se reunem uma vez por mês para tomar chá sem açucar por causa da diabetes dos velhinhos.

 

Juliano, ao menos o Merval sabe escrever. Pense bem: poderia ter sido bem pior (rs).

 

Vamp 3 de junho de 2011 16:41 Vamp

"Juliano, ao menos o Merval sabe escrever. (...)"

O Antônio Torres não sabe escrever?

 

Ivan Lessa: Tudo mata

"Da manteiga, ovo e manga com cachaça até a bactéria dos "pepinos espanhóis"

Primeiro, era para a gente não comer manteiga. Manteiga matava. Depois ovo. Ovo matava.

O companheiro completava 18 anos e saía sem dar a menor pelota de casa e ia às ruas. Nunca lhe avisaram que as ruas matavam. Continuam matando. Viver é morrer. (...)

(BBC Brasil | 03/06/2011 09:33)

A crônica é uma merda, salva-se a última frase do parágrafo imediatamente acima: "Viver é morrer."

 

Wikipedia
Livro de Paulo Coelho "O demônio e a Srta. Prym" foi publicado em Portugal com o título "O Demónio e a Senhorita Prym".

 

Reinaldo, e no Rio Grande do Sul, qual foi o titulo?

 

4 de junho de 2011 08:01 Paulo Gaeta

"Reinaldo, e no Rio Grande do Sul, qual foi o titulo?"

Aqui ninguém lê Paulo Coelho.

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.