Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Retornando à Era da Mediocridade (Atualizado: Morre Ellen Stewart, a La MaMa)

É com profunda tristeza que comunico o falecimento de Ellen Stewart, a La MaMa, pessoa de extrema importância para o Teatro em geral e particularmente para o Teatro de Gerald Thomas. O falecimento ocorreu ontem, dia 13 de Janeiro de 2011. 

Do New York Times:

Ellen Stewart of LaMaMa Has Died at 91



By PATRICK HEALY


1:20 p.m.
Updated Ellen Stewart, an ever-optimistic force for avant garde theater nationally and at her landmark spot in New York City, La MaMa Experimental Theater Club, died on Thursday morning at Beth Israel Hospital, her press agent Sam Rudy said. She was 91.

Ruby Washington/The New York Times

Ellen Stewart in 2006.Mr. Rudy said that she died of natural causes after an extended, heart-related illness. A former fashion designer, Ms. Stewart opened a basement coffeehouse in 1961 in what is now the East Village, and named it Cafe La MaMa; as it grew and evolved into a theatrical space, La MaMa became known as a warm, safe home for artistic innovation and writers and actors who felt outside of the mainstream. Among the playwrights whose early work was presented on its stage were Harold Pinter, Sam Shepard, and Lanford Wilson; the actors Harvey Keitel, Jill Clayburgh, Bette Midler and Nick Nolte performed there. Harvey Fierstein created “Torch Song Trilogy” at La MaMa before its critically acclaimed transfer to Broadway.

..............................................

Como os leitores puderam perceber, dei uma "fugida" por uns dias. Não chegou a ser uma fuga do mundo real, mas ao menos da triste e melancólica realidade daqueles dias submissos e vulgares.

Mas não tem jeito, a normalidade me chama, a mediocridade me quer, e a realidade é insistente. E aqui estou, novamente, me lambuzando de insignificâncias cotidianas,  de mesmices televisisvas,   de notícias de um país que optou pela mediocridade política, cultural e social.

O Brasil se tornou essa imensa tela onde vemos o passado se apresentar como futuro, onde os medíocres governam para si mesmos e onde os idiotas se proliferam como insetos que são. As tragédias se repetem; mais algumas centenas de corpos debaixo da lama, literalmente, agora na serra carioca. A diferença é que agora também os ricos estão desfrutando da maneira petista de governar. A "elite" agora também morre soterrada. 

Os Governos aprenderam a lição do grande mestre Lula e já nem se preocupam mais em dar desculpas ou jogar suas respectivas culpas nas outras esferas do poder. Centenas de brasileiros mortos pela incompetência e corrupção, mas está tudo certo: logo teremos o Carnaval e continuaremos a ser o povo mais feliz do planeta!  O brasileiro está submerso na lama, mas o Brasil será o país do futuro. Viva o Brasil! Viva o Carnaval! Viva a lama!


Como, leitor, enfrentar essa Era da Mediocridade? Com Rolling Stones ou com Mozart? Eu escolho ambos:  





O Vampiro de Curitiba

.

17 comentários:

Minha solidariedade as familias das mais de 500 pessoas que pereceram nas serras cariocas e espero que o diabo carregue todos os politicos brasileiros,demagogos e caras de pau. Todo ano é isso, ninguem se preocupa com a vida, do psdb ao pt.

 

Não da para comparar as enchentes da Austrália com as do Rio de Janeiro, na Austrália ocorreu na planície, no Rio nos morros com desmoronamentos, duas situações completamente diferentes.
Uma coisa não podemos negar, eles são mais organizados, mais preventivos. O problema é educar o povo para o povo se prevenir. Eu estudei física, nunca morei numa encosta. O plano inclinado diminui a pressão da terra, tornando-a mais fofa, é como voce ficar em pe encostado em alguma coisa, diminui a pressão no seus pés, assim acontece nas encostas. O problema em São Paulo, não é so lixo na boca de lobo, é o desnível do rio Tiete, não adianta afundar a calha, a agua vem ocupa o espaço e mantém o nível, o rio tem que correr, tem que abrir as comportas do rio. Com nível alto a agua volta nas galerias, o resto é conversa para enganar o povo, é um meio de vida das empreiteiras. A cidade de Seul, construiu um túnel, um metro para desaguar as águas da chuva, durante a seca o túnel é via expressa,
durante as chuvas é galeria pluvial, tem que jogar as águas do ABC para o mar, mudando o curso do rio Tamanduateí.

 

Minha solidariedade ao Gerald e meus pesames pelo falecimento de Ellen Stewart.

 

Olá a todos. Estava fora de Sampa, mas soube das tragédias pela TV. Meus amigos de Sampa estão bem, mas estou preocupada com aqueles que têm famílias no Rio e em Minas. Espero que esteja tudo bem com todos.
Da Ellen, acabei de saber. Nossa... Não sei nem o que dizer...

 

A mediocridade tem um tripé : religião, política e futebol.

 

Vamp: pergunte ao Gerald quando vai sair o livro Nada Prova Nada, pela editora Record, que eu quero comprar.

Não tem nada a ver com vc gostar de mim ou eu dele: eu quero comprar, that´s it.

Abs

 

Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no site:

le="margin-top: 0.5em; margin-bottom: 0.9em;">"O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano - usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site."

http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/08/luciano-huck-ja-usa-o-twitter-para-vender-seu-peixe/

Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:

Luciano Huck

"Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb"

http://twitter.com/#!/huckluciano/status/26377814122962944

A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.

Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano.

Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.

Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios nos RTs).

Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados internos.

Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o que estou entendendo, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia que já presenciei em toda a minha vida.

As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.

E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo.

De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.

Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, recebi um e-mail de um escritor inglês pouco conhecido, no qual se fazia a oferta: "Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia". Saí da lista do explorador barato na hora, mas a favor dele contava o número reduzido de destinatários da mensagem.

Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter: é este o público-alvo do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa suspeita.

Depois dos R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas, mas na verdade podem estar brincando com fogo.

 

Lucio, vou perguntar, quando tiver uma resposta eu lhe digo.

 

Sinto muito dizer.
Nessas horas de tragédia, orações podem acalentar, aliviar mas não resolvem.
O que aconteceu, aconteceu e não tem retrocesso.
É nessas horas que eu ponho em cheque a fé cristã.
É muito comum num culto religioso um pastor esbravejar
“Em nome de Jesus eu ordeno que o Satanás sai do corpo dessa pessoa”
Ninguém viu o Satanás entrar nem viu o Satanás sair.

É nessa hora que eu queria ver um pastor levantar a Bíblia e clamar
“Em nome de Jesus ordeno que pare a chuva que pare a enxurrada”, como fez
Moises ao dividir o Mar Vermelho.

Meu pai dizia que na vida a gente tem que ser muito pratico.
Orações, mensagem do Papa, não são nada pratico, não resolvem o problema do leite derramado.
Infelizmente essa é uma cultura milenar que a gente aprende logo na infância,
e carrega a fé como uma coisa que remove montanha.
Na verdade o que remove a montanha é a tempestade, a enxurrada.
Ser pratico é sair do caminho delas.

 

Rogerio querido
Saudades , saiba que apesar do afastamento , jamais esqueco dos velhos e queridos colegas / amigos !!!

Pois eh Vamp Ellen foi para outra dimensao deixando muitos 'orfans' ,
nao so da sua forca , tambem de sua 'cultura' vida...amor ,atencao...enfim , o MAGNIFICO , ( Gerald com certeza deve estar sem chao...pois para ele ela era 'impar')...mas aos 91anos de idade com tudo que ela ja viveu....estava com certeza na hora de ter paz e menos dor...
Ontem segunda feira foi a missa na St Patrick , foi uma missa linda....
a igreja (que eh enorme) estava lotada foi muito linda emocionante !!!
GO ON...
A vida tem que continuar...
Rogerio...ainda te aguardo EM NYC !!!
quando der mande noticias...
Beijos na familia

Susan Clayre

 

Oi, Sue!
Pois é, a vida tem de continuar, apesar de tudo.
Qualquer hora eu apareço por aí, é só ter uma oportunidade.
Saudades!
Beijos!

 

Friederich Nietzsche (1844-1900) parecia ter o dom da premonição. É que o filósofo alemão se antecipava muito quando se tratava de projetar ideias sobre a condição humana. É dele esta percepção: "O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele". Isto porque Nietzsche foi poupado de atrações quase sérias e semi-circenses, como o BBB. No picadeiro, o macaco é aplaudido por sua imitação do humano: se equilibra e passeia de triciclo e de bicicleta, se veste de gente, com casaca e gravata, sabe usar vaso sanitário, descasca alimentos. No picadeiro do BBB, os seres humanos são aplaudidos por se mostrarem intolerantes uns com os outros, se vestem de papagaios, ladram, miam, coaxam, zumbem – e tudo como se animais fossem. Chegam a botar ovo em momento predeterminado. Se vestem de esponja e se encharcam de detergente a limpar pratos descomunais noite afora.

http://ucdiariodaclasse.blogspot.com/2011/01/bbb-11-etica-pelo-ralo.html

 

http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/2011/01/retornando-era-da-mediocridade.html#comment-form

 

Lucio, ainda não há previsão para o lançamento do livro. Quem pode lhe dar maiores informações é o Alan Viola.

 

Targino, se pudesse fazer um pedido a um gênio, pediria a paz mundial ou que uma chuva parasse?
Minha filha disse que, se pudesse, pediria a paz mundial. Eu, então, perguntei-lhe se ela, num possível futuro, também pediria que seus filhos parassem de brigar.
Acha mesmo bom que um ser humano tivesse este poder?

 

Sandra, as coisas nao podem ser reduzidas a uma formula tao simples. Se os filhos param de brigar, param de crescer tambem pois brigar faz parte do crescimento.

 

Paulo, mesma conclusão a que chegou minha filha. Eles têm de aprender por si.
Vale para os filhos, vale para a paz mundial e vale para nossa relação com a natureza.

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.