Blog do Vamp

O Vampiro de Curitiba




___"Estado, chamo eu, o lugar onde todos, bons ou malvados, são bebedores de veneno; Estado, o lugar onde todos, bons ou malvados, perdem-se a si mesmos; Estado, o lugar onde o lento suicídio de todos chama-se... "vida"!" (F. Nietzsche)

Abaixo os Crucifixos!

Do Estadão

ONU critica imposição de ensino religioso em escolas públicas
 
Além de desrespeito à laicidade do Estado brasileiro, relatora denuncia 'intolerância e racismo'

28 de maio de 2011 | 0h 00Jamil Chade - O Estado de S.Paulo

Centenas de escolas públicas em pelo menos 11 Estados do Brasil não seguem os preceitos do caráter laico do Estado e impõem o ensino religioso, alerta a Organização das Nações Unidas. Em relatório a ser apresentado na semana que vem ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, a situação do Brasil é criticada.


O documento foi preparado pela relatora da ONU para o direito à cultura, Farida Shaheed, que também alerta que intolerância religiosa e racismo "persistem" na sociedade brasileira. A relatora apela por uma posição mais forte por parte do governo para frear ataques realizados por "seguidores de religiões pentecostais" contra praticantes de religiões afro-brasileiras no País. Uma das maiores preocupações é o com o ensino religioso, assunto que pôs Vaticano e governo em descompasso diplomático.

Os Estados citados por Farida, que visitou o País no final do ano passado, são Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A relatora diz ter recolhido pedidos para que o material usado em aulas de religião nas escolas públicas seja submetido a uma revisão por especialistas, como no caso de outros materiais de ensino. Além disso, "recursos de um Estado laico não devem ser usados para comprar livros religiosos para escolas", esclarece.

Para Farida, "deixar o conteúdo de cursos religiosos ser determinado pelo sistema de crença pessoal de professores ou administradores de escolas, usar o ensino religioso como proselitismo, ensino religioso compulsório e excluir religiões de origem africana do curriculum foram relatados como principais preocupações que impedem a implementação efetiva do que é previsto na Constituição".

Legislação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que o ensino religioso deve ser oferecido em todas as escolas públicas de ensino fundamental, mas a matrícula é facultativa. A definição do conteúdo é feita pelos Estado e municípios, mas a legislação afirma que o conteúdo deve assegurar o respeito à diversidade cultural religiosa e proíbe qualquer forma de proselitismo.

"Em tese, deveria haver um professor capaz de representar todas as religiões. Mas, como sabemos, é impossível", explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). "Além disso, a aula não é tratada efetivamente como facultativa. O arranjo é feito de tal forma que o aluno é obrigado a assistir."

Roseli explica que o modelo brasileiro é pouco usual nos países em que há total separação entre Estado e religião. "Até Portugal, que no regime de Salazar tornou obrigatório o ensino religioso, aboliu as aulas. Educação religiosa deve ser restrita aos colégios confessionais. Lá, o pai matricula consciente." 

COLABOROU OCIMARA BALMANT

20 comentários:

Eh. Esse é o verdadeiro paradigma e para-DOXO que assola a todos. Sarkozy tentou banir a burka. Nao sei se conseguiu: mas foi em Paris, ha 10 dias, que mais vi burkas andando com Punk, andando com pessoas de piercing e tatooadas. Entao, religiao eh algo "private" e nao public.
In the name of God, que alguem entenda isso!
LOVE
G

 

Parte 2,...
porque criança é tao rapida em dizer (disputar) "minha mae é mais bonita que a sua".

Nao precisa muito pra virar " o meu deus é melhor do que o seu"

LOVE
G

 

Perfeito, Gerald!
Sem falar que consideram religiosos todas as pessoas de um país, mas as crianças não têm religião alguma. Todos nascemos ateus e livres, só o tempo transforma medos e ódios em religiões.

 

Se no lugar do ensino religioso tivesse filosofia no currículo talvez as criONÇAS fossem menos selvagens. OU Não. rsrs

 

Na escola o ensino religioso aborda questões sociologicas do aspecto religioso, mas nem sempre isso acontece. Quando um prof tendencioso pegas as aulas para dar...afe, aí já era. Na maoria das vezes eles são "cristãos vermelhos". Não sei como conseguem ser tão antagônicos.

 

Desde quando eu era criancinha pequena lá em São Caetano, na matrícula perguntavam se os pais queriam ensino religioso. Mas estava subentendido que o ensino religioso era católico e ficava sob a responsabilidade da Igreja local. A escola da minha filha, particular e laica, oferece Catequese para quem quiser. E conta-se nos dedos quem não quer. Para mim, tudo bem. Se a escola tem cursos extras de origami, violão, por que não Catequese PARA QUEM QUISER? E se formos radicalizar, teremos de acabar com as Festas Juninas, Natal, Páscoa... Eu acho que os crucifixos fazem parte da nossa tradição, assim como as Festas Juninas.

 

Sandra, para quem quiser, tudo bem.
(minhas filhas estudam em colégio católico)

 

Como umbanda é dodói. Toda religião ou não-religião apanha. Só os lindos que não podem. Ô religião CHATA!!!! DODÓI!!!!!
E não gosto mesmo dela. Quem gosta que a siga.

 

Vamp, crianças nascem religiosas assim como meninas nascem gostando de bonecas. Se você der um carrinho a uma delas, era colocará um nome super meigo nele, irá niná-lo, contará historinhas para ele... Até eu que sou mais "ignorante" fazia isso.

 

Gerald, eu posso viver com o outro achando que o Deus e a mãe dele são melhores que os meus. E o outro tem de viver comigo achando que os meus é que são melhores.

 

"Vamp, crianças nascem religiosas assim como meninas nascem gostando de bonecas." (Sandra)

Negativo, Sandra! Meninas (e homossexuais) já nascem gostando de bonecas. Mas vão descobrir que são culpadas pelos pecados de Adão e Eva só depois de muita lavagem cerebral religiosa.

 

Vamp, é por isso que meu Deus é melhor que o dos outros, além da minha mãe ser mais bonita. Para a Igreja Católica, Adão e Eva são só uma metáfora. E eu não tenho a mínima idéia do que seja o tal pecado original. Não é "aquilo", já que eles podiam amar-se e multiplicar-se.

 

Sandra, descobri uma coisa: você é atéia! Parabéns!

 

Não tenho pessoalmente nada contra o Cristianismo. Na verdade tenho, mas não importa agora. Convenham, se os cristãos usassem algum outo símbolo... Um homem semi-nu, pregado numa cruz, é algo que representa mais a morte, a não vida, do que qualquer outra coisa. Não tenho conhecimento de outro símbolo tão macabro, tão deprimente do que o cristão.

 

É isso que Nietzsche fala quando afirma que deus morreu: ninguém mais vive como se deus existisse. Duvido que algum cristão me ofereça a outra face se eu lhe der um tapa. Aliás, nunca conheci algum cristão. O único foi Kierkegaard, mas só por leitura. Deus é só, como disse a Sandra, uma metáfora.

 

Não sou Vamp, mas quer saber? Acho que Deus gosta mais de alguns ateus do que de alguns religiosos. Acho que Ele quer que tentemos caminhar um pouco com nossos próprios passos em vez de ter de resolver TUDO para nós. Não estou generalizando. Naquele seu link, há ateus que fazem do não-Deus um Deus quase igual ao de todo mundo, menos do meu, que é melhor, além da minha mãe ser mais bonita. Quanto ao crucifixo, confesso que eu abstraio totalmente a idéia da tortura. É quase como se eu tivesse olhando o Redentor, com os braços abertos no lugar da cruz.

 

Vamp, oferecer a outra face é para quem pode. Tanto que o soldado saiu humilhado com o gesto. Não é para nós!!!! É para Cristo que era iluminado, e isso independe de você ser ateu ou cristão.

 

Há um símbolo mais deprimente Vamp: a suástica invertida que, coitada, pagou pelo que não representa.

 

É mesmo, a suástica é símbolo de paz e amor.

 

Não é mais, Lúcio. Infelizmente.

 

Postar um comentário

Comentários ofensivos não serão aprovados.